Foto: Gazeta da Serra/Emanuelle Dal-Ri
Luciana e Giansqui com uma mecha de cabelo doado
O que uma mecha de cabelo mudará em sua vida? A resposta para essa pergunta depende, e muito, da vaidade de cada um. Porém, para uma criança com câncer, esse pequeno gesto pode recuperar a autoestima, praticamente destroçada pela doença. A Campanha Corte Feliz, criada pela equipe Darth Vader – Legião do Bem – tem como objetivo incentivar a doação de cabelos para a confecção de perucas para crianças e adolescentes em tratamento oncológico no Hospital Universitário de Santa Maria.
Em Sobradinho, a enfermeira e a psicóloga, respectivamente as voluntárias Luciana Puhlmann e Giansqui Tremea de Oliveira estão arrecadando as mechas de cabelo para serem enviadas à cidade universitária. E fazem isso com o maior carinho, pois pensam que uma pequena ajuda pode ser de grande valia para quem mais necessita. “Estamos trabalhando com isso voluntariamente, e nos enche de orgulho saber que as pessoas estão, de fato, colaborando. Pode parecer clichê, mas se cada um fizer a sua parte muita coisa pode ser mudada”, salienta Luciana. “Estamos passando em todos os Salões de Beleza de Sobradinho para pedir a colaboração das cabeleireiras. Acreditamos que teremos um bom material para levar à Santa Maria”, complementa Giansqui. Como doar?
As pessoas que desejam podem cortar o cabelo, de 10 a 15 centímetros de comprimento, fazerem uma mecha, amarrarem e colocarem em um saco plástico para melhor manuseio. Logo em seguida, entre em contato com Luciana (lupuhlmann@hotmail.com) ou Giansqui (giansqui@yahoo.com.br). Por intermédio desses e-mails, é possível combinar a melhor forma do cabelo ser entregue. “Esperamos que nos ajudem nessa campanha para alegrar a vida das crianças que permanecem internadas, com câncer, no HUSM”, cita Luciana.