Saúde e Bem-estar

Médico do Ana Nery integra consórcio internacional

O Hospital Ana Nery (HAN) passou a integrar um projeto científico internacional. O médico cirurgião de cabeça e pescoço Fábio Muradas Girardi, na instituição desde 2011, foi selecionado para representar a América Latina em um consórcio global coordenado por pesquisadores da Harvard University, nos Estados Unidos. O grupo é dedicado ao estudo do carcinoma epidermoide de pele, um dos tipos mais prevalentes de câncer cutâneo.

O convite é resultado de um trabalho iniciado em 2018, após uma viagem do médico à Itália, em que esteve em uma unidade de saúde referência em oncologia. A experiência reforçou a importância de serviços de saúde que, além do atendimento clínico, investem em pesquisa estruturada e análise de dados. Ao identificar o volume de casos de carcinoma epidermoide na região, Girardi começou a organizar um banco de dados local, em parceria com a Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), onde realiza doutorado.

LEIA MAIS: ESF Pinheiral passa a oferecer atendimento odontológico à comunidade

Publicidade

Com objetivo de de ampliar a produção científica, o médico estabeleceu contato com centros nacionais e internacionais de pesquisa e, em 2023, recebeu retorno positivo da equipe de Harvard. Com apoio do Hospital Ana Nery, a parceria foi formalizada.

Hoje o Consórcio Internacional reúne 12 países, sendo dez da América do Norte, um da Espanha e o Brasil, representado por Santa Cruz do Sul. O banco de dados global conta com 23 mil pacientes, dos quais 800 são provenientes do trabalho desenvolvido no HAN.

LEIA MAIS: Aprovado projeto que incentiva envelhecimento ativo em espaços públicos

Publicidade

Aplicativo

Entre os resultados da colaboração está o desenvolvimento do Risccapp, aplicativo voltado a profissionais da saúde para auxiliar na avaliação e manejo do carcinoma epidermoide de pele. A ferramenta já está disponível para dispositivos Android e iOS e passa pelo processo de validação externa.

O envolvimento de Fábio Muradas Girardi no consórcio deve contribuir para novas publicações e para o desenvolvimento de ferramentas que apoiem o diagnóstico e tratamento da doença, beneficiando profissionais e pacientes.

LEIA MAIS DE SAÚDE E BEM-ESTAR

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Lavignea Witt

Me chamo Lavignea Witt, tenho 25 anos e sou natural de Santiago, mas moro atualmente em Santa Cruz do Sul. Sou jornalista formada pela Universidade Franciscana (UFN), pós-graduada em Jornalismo Digital e repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações.

Share
Published by
Lavignea Witt

This website uses cookies.