José Augusto Borowsky

Memória: Caixa Econômica Estadual foi “o banco do povo gaúcho”

Muitos santa-cruzenses ainda lembram da Caixa Econômica Estadual (CEE), criada pelo governador Leonel Brizola em fevereiro de 1960, para fomentar a economia gaúcha. Vamos recordar um pouco da sua história.

Quando da fundação, o secretário da Fazenda era o economista e deputado santa-cruzense Siegfried Heuser, considerado o idealizador da Caixa. Em 14 de junho de 1963, já no governo Ildo Meneghetti, foi inaugurada a agência de Santa Cruz do Sul. Ela foi instalada em salas do Edifício Malakoff, na Rua Marechal Floriano, 489.

A abertura contou com a presença do presidente da instituição, Celestino Goulart. No primeiro dia de funcionamento, foram abertas 151 contas e captados Cr$ 20 milhões em depósitos. Os primeiros funcionários foram Arno João Frantz (gerente), Carlos Ernesto Wunderlich (tesoureiro), Dario da Silveira e Rubem Sérgio Borba (escriturários).

Publicidade

Dois grandes painéis fotográficos chamavam a atenção dos clientes. Um era da Catedral e outro mostrava o cultivo, colheita e industrialização do tabaco.

LEIA TAMBÉM:

Com o slogan O banco do povo gaúcho, era considerada a instituição dos pequenos empresários, dos servidores públicos e dos trabalhadores urbanos e rurais que desejavam formar uma poupança. A Carteira de Crédito Pessoal constituía-se no carro-chefe. Quem precisava de um “papagaio” ia direto na CEE. Inclusive, havia convênio com a antiga Fisc para financiar as mensalidades dos cursos. A Caixa adiantava o pagamento para as faculdades e o aluno recebia um carnê para quitar o empréstimo.

Publicidade

Com a expansão dos serviços, a agência transferiu-se para um prédio maior, na Floriano quase ao lado da Banca (hoje lojas Becker). Por volta de 1971, mudou-se para seu endereço mais tradicional, na Rua Marechal Floriano, 907, onde hoje fica o Sine. Em maio de 1998, o governador Antônio Britto extinguiu a CEE.

Pesquisa: Arquivo da Gazeta do Sul

LEIA MAIS TEXTOS DE ZÉ BOROWSKY

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.