Quem caminha pelo Centro da cidade ainda encontra alguns prédios centenários, que ajudam a contar parte da história de Santa Cruz do Sul. Dentre eles, está o antigo Colégio Sagrado Coração de Jesus, hoje ocupado pelo educandário Dom Alberto. 

As Irmãs Franciscanas chegaram na Vila de São João de Santa Cruz em 1874 e, já em setembro do ano seguinte, inauguraram uma pequena escola nos fundos do atual edifício. Ela ainda pode ser vista ao lado da Catedral.

O Colégio das Irmãs, como era chamado, apresentou grande crescimento (inclusive internato), levando as religiosas a ampliarem as instalações em 1916 e 1921, com a construção de um prédio na esquina das Ruas Ramiro Barcelos e Marechal Deodoro. Ainda adquiriram os terrenos lindeiros até a esquina com a Fernando Abott.

Publicidade

Colégio das Irmãs, ao lado da Catedral, foi ampliado, ganhou estilo moderno e tornou-se um cartão-postal da cidade

Com a criação do Curso Normal, para a formação de  professoras, em junho de 1954 foi contratada a Construtora Lux, Goldmann  e Kothe para uma nova e definitiva ampliação. A obra ficou pronta em junho de 1955. A empreiteira aproveitou parte da estrutura existente, integrando com a nova estrutura.

A construção foi feita em um estilo moderno, ficando a entrada principal com um formato arredondado (mantido até hoje). A parte existente foi redesenhada, foram feitas novas salas de aula e instalado o auditório. O novo edifício tornou-se um dos cartões-postais da cidade e era admirado pela população e visitantes. O complexo foi vendido em 2002.

LEIA MAIS TEXTOS DE JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Ricardo Gais

Natural de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais, 27 anos, é jornalista multimídia no time do Portal Gaz desde 2023.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.