Colunistas

Memória: Colônia belga em Pinhal

A Segunda Guerra trouxe graves dificuldades para a Europa e motivou a migração de famílias para outras partes do mundo. Incentivados por padres católicos, centenas de belgas vieram para o Brasil. Muitos ficaram no Rio Grande do Sul, inclusive na região serrana de Santa Cruz.

Há poucos registros sobre a chamada Colônia Belga de Linha Pinhal, no então distrito de Gramado Xavier. Mas ao menos uma família, a de Petrus Josef Goolenaers, lá se fixou. Na terra natal, ele trabalhava como maquinista e a esposa, Josephina, como cobradora de trem.

LEIA TAMBÉM: Memória: ovos cozidos na Páscoa

Publicidade

Junto com o filho Ludovicos, de 18 anos, chegaram em 1948. Ela estava grávida e, até o nascimento do segundo filho, Leopoldo, foi costureira no Hospital Sinimbu. Em Pinhal, existia uma grande fazenda de reflorestamento de eucaliptos e é possível que houvesse um projeto de colonizar a região com imigrantes. Em janeiro de 1949, na Gazeta, aparecem outros nomes de famílias belgas que teriam interesse em lá se estabelecer. Seguidamente, os Goolenaers recebiam a visita de conterrâneos, quando falavam no idioma flamengo.

Em 18 de setembro de 1949, foi inaugurada a capela da Colônia Belga, com convidados estrangeiros e brasileiros. A igrejinha de madeira foi erguida em um dos pontos mais altos da fazenda, com vista para toda a região. Houve discursos, hasteamento das bandeiras do Brasil e da Bélgica e almoço com pratos da culinária flamenga.

Após sete anos, os Goolenaers mudaram-se para Santa Cruz e adquiriram moradia no atual Bairro Arroio Grande. Petrus auxiliava na fiambreria Weindel e plantava flores, verduras e legumes, que vendia para os vizinhos. Ele faleceu em 1987 e a esposa em 1982.

Publicidade

Dos descendentes de Petrus e Josephina, ainda residem na cidade o filho Leopoldo e a esposa Cleoni, a viúva de Ludovicos, netos e bisnetos. O patriarca falava sete idiomas e gostava de ler, inclusive enciclopédias que trouxe do seu país.

LEIA MAIS COLUNAS DE JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY

Publicidade

Bruno da Silveira Bica

Share
Published by
Bruno da Silveira Bica

This website uses cookies.