José Augusto Borowsky

Memória: Hidráulica Estadual foi inaugurada em Santa Cruz em 1949

O abastecimento de água ganhou um grande impulso em 17 de novembro de 1949, quando foi inaugurada a Hidráulica Estadual de Santa Cruz do Sul, na atual Rua da Pedreira, 217. Na época, o local era conhecido como Altos da Boa Vista. 

A hidráulica e o laboratório de exames físicos e bacteriológicos foram implantados pela Secretaria de Obras Públicas do Estado, sob a coordenação do engenheiro Victor Keunecke. O reservatório tinha capacidade para 1.100 metros cúbicos de água tratada. A vazão mínima do Rio Pardinho era de 719 litros por segundo, enquanto a captação chegava a 37 litros. Os números mostravam a folga do manancial para abastecer a cidade. 

Inauguração foi destaque na Gazeta | Foto Reprodução/Gazeta do Sul

LEIA TAMBÉM: Economia pujante

Publicidade

A estrutura foi direcionada para abastecer o Centro e as áreas baixas da cidade. O restante continuava sendo atendido por poços e fontes. A primeira ligação ocorreu na casa do vereador Carlos Baumhardt, ato prestigiado por autoridades, entre elas o prefeito Alfredo Kliemann.

Um mês depois da inauguração, o responsável pelo escritório da Secretaria de Obras, Edu Pucurull, informou que 388 pedidos de ligação de água estavam protocolados e que, destes, 157 já haviam sido atendidos.

LEIA TAMBÉM: Orquestra Marabá

Publicidade

Junto com a água, em algumas ruas do Centro foi implantada a rede de esgoto, inclusive na Marechal Floriano. Com a melhoria, a Prefeitura pôde ampliar o calçamento na cidade.

A euforia com a nova hidráulica (que depois foi encampada pela Corsan) recebeu um “balde de água fria” em dezembro, quando o Estado publicou na Gazeta os valores das tarifas para 1950. A população achou exagerado e iniciou uma mobilização para revisar os índices. O assunto foi parar na Assembleia Legislativa e, em maio, o governo confirmou a redução dos preços.

Pesquisa: Arquivo da Gazeta do Sul

Publicidade

LEIA MAIS TEXTOS DE JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.