Pontes de ferro são preservadas e ainda usadas em muitos municípios, constituindo-se em uma atração turística
Semana passada, lembramos da instalação da ponte de ferro em Linha Rio Pardinho (depois Ponte Rio Pardinho), em 1899, promessa de campanha do governador do Estado, Júlio de Castilhos. Destacamos nesta segunda-feira, 2, a travessia, no mesmo estilo, que havia entre Santa Cruz e Vila Thereza (hoje Vera Cruz), na atual ERS-409.
A ligação da Vila de São João de Santa Cruz com Thereza, Trombudo, Candelária e outras localidades era complicada, pois o Passo do Rio Pardinho não dava passagem em períodos chuvosos. Para amenizar as dificuldades, em 1870 o diretor da colônia, Carlos Trein Filho, mobilizou moradores e o governo da Província e construiu uma ponte de madeira sobre o passo. Os pilares de pedra foram projetados pelo engenheiro do Estado, José Pereira Dias.
LEIA MAIS: Memória: presente de Júlio de Castilhos
Publicidade
Ela resistiu por 30 anos, exigindo apenas manutenção. Com o aumento do tráfego, especialmente de colonos transportando tabaco, o intendente Jorge Eichenberg gestionou a edificação de uma nova ligação. O governo da Província então importou uma ponte de ferro fundido da indústria Krupp, da Alemanha.
A licitação para a construção foi vencida pela Máquinas Schreiner, de Santa Cruz. A montagem da estrutura foi feita por Guilherme Schreiner que, quando ainda vivia na Alemanha, trabalhou por 16 anos na Krupp. Ele foi bastante criativo, pois usou a velha ponte de madeira como andaime e instalou a nova estrutura metálica sobre os sólidos pilares de pedra erguidos em 1870, o que acelerou a obra e gerou boa economia.
LEIA TAMBÉM: Memória: gincana mobiliza a cidade
Publicidade
A travessia ficava onde hoje está a ponte de concreto perto do Lago Prefeito Telmo Kirst. Dava passagem a um veículo por vez e sobre a pista de ferro havia pranchões de eucalipto. Sua retirada ocorreu há alguns anos e a estrutura encontra-se jogada na beira da estrada.
A inauguração aconteceu em 6 de outubro de 1900 e, por ironia, a várzea enfrentava mais uma grande enchente. As autoridades, entre elas o intendente Eichenberg, chegaram ao local em canoas. O almoço comemorativo ocorreu no Clube Concórdia, em Vila Thereza.
Pesquisa: Gazeta do Sul
Publicidade
LEIA MAIS TEXTOS DE JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.