Prédio da família Frantz, e depois dos Fairon, era moradia no alto e depósito e comércio de cal no térreo
Santa Cruz do Sul possui um rol de prédios antigos, que retratam períodos importantes da arquitetura do século passado. Mas, infelizmente, também temos que registrar que boa parte das construções históricas já deu lugar a novos empreendimentos.
Na coluna desta segunda-feira, 6, vamos recuperar publicidades da década de 1930 que mostram antigos empreendimentos comerciais. Destes, o único prédio que resiste ao tempo é o edifício que pertencia a Jorge Frantz, na esquina da Rua Marechal Floriano com a Ramiro Barcelos.
Outro prédio que marcou o passado da nossa cidade foi o da casa comercial de Heuser e Irmãos, fundada em 1851. Ele ficava na Rua Júlio de Castilhos, ocupando toda a quadra entre a Floriano e a Deodoro.
Publicidade
Os proprietários compravam produtos agrícolas, como fumo e banha, e exportavam para outras cidades e até para fora do Estado. Além disso, a loja era muito procurada por quem desejava adquirir ferragens, louças e artigos para o lar.
A Heuser Irmãos possuía clientes em toda a região. Antes mesmo de Santa Cruz contar com energia elétrica, ela já tinha um gerador a óleo para suas necessidades.
LEIA MAIS TEXTOS DE JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.