José Augusto Borowsky

Memória: saiba quem foi Guilherme Hildebrand, o primeiro médico santa-cruzense

Vamos lembrar um pouco da história do médico Guilherme Alfredo Oscar Hildebrand, o primeiro santa-cruzense a formar-se em Medicina. Também foi vereador, deputado e manteve atividades agrícolas. 

Ele nasceu em Santa Cruz em 21 de agosto de 1890 e era filho de Amália e do pastor Frederico Hildebrand. Como a família só falava em alemão, foi aprender a Língua Portuguesa no Colégio Distrital. Após, transferiu-se para o Colégio Sinodal (hoje Mauá), onde seu pai era diretor.

LEIA TAMBÉM: Zumbido da abelha: motos Vespa foram tendência nas décadas de 50 e 60

Publicidade

Guilherme Hildebrand

Desde pequeno, manifestava o desejo de ser médico. Quando terminou o antigo primário, foi para Porto Alegre, onde fez o ginásio no Colégio Julio de Castilhos. Antes de concluir essa etapa (que durava seis anos), inscreveu-se como ouvinte na Faculdade de Medicina. Estudioso, logo tornou-se aluno efetivo e, já em 1913, com 23 anos, formou-se médico.

Iniciou a carreira em Ijuí, onde ficou por dois anos. Em 1915, voltou para sua terra natal e assumiu a direção do Hospital Santa Cruz. Exímio cirurgião, clínico-geral e oftalmologista, atendia pacientes do HSC e do Sanatório Kaempf. Ainda mantinha consultório na sua residência, na Rua Venâncio Aires (quadra do Correio), recebendo pessoas de toda a região.

LEIA TAMBÉM: Sonho de menino

Publicidade

Quando os doentes não tinham condições de se deslocar, Guilherme os visitava em casa. Para o interior, ia a cavalo, inclusive à noite. Em algumas localidades, os moradores o conduziam pelas picadas, iluminando o caminho com lampiões.

Em 1924 e 1929, elegeu-se conselheiro (hoje vereador). Em 1934, foi eleito deputado estadual, mas não assumiu para não deixar a medicina. Em 1947, conquistou uma cadeira como deputado constituinte. Foi presidente do FC Santa Cruz e dirigente por vários anos.

LEIA TAMBÉM: Teixeirinha foi casado com santa-cruzense

Publicidade

Em 1951, abandonou a política e a medicina, indo morar em sua fazenda (Fazenda H), às margens da estrada velha para Rio Pardo. Criava gado, plantava arroz e mantinha uma área de reflorestamento com um milhão de pés de eucalipto, considerada a maior do Estado. 

Guilherme Hildebrand foi casado com Olga Binz e o casal teve três filhos. Ele morreu aos 94 anos, em 1º de fevereiro de 1985.

Pesquisa: Gazeta do Sul

Publicidade

LEIA MAIS TEXTOS DE JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.