José Augusto Borowsky

Memória: Teixeirinha foi casado com santa-cruzense

Jamais o cantor, compositor e ator Vitor Matheus Teixeira (Teixeirinha) poderia imaginar que a sua música Querência Amada fosse se transformar em um verdadeiro hino para a reconstrução do Rio Grande do Sul. Ela é executada de norte a sul do Brasil, por intérpretes dos mais variados gêneros e que se solidarizam com os gaúchos neste momento de tragédia.

Devido à relação de Teixeirinha com nossa cidade, vamos recordar um pouco deste artista que, mesmo decorridos 39 anos da sua morte, ainda é um dos mais lembrados nos programas gauchescos. Ele nasceu em Rolante, em 1927, e, ainda jovem, percorreu o Estado para cantar em emissoras de rádio. Em Santa Cruz, na emissora que leva o nome da cidade, participava dos programas Anoitecer no Sertão e Coxilha do Rio Grande, onde tocava com músicos locais.

LEIA TAMBÉM: Memória: Praia dos Folgados era espaço de lazer até os anos 70

Publicidade

Em 1956, conheceu a santa-cruzense Zoraida Lima, filha de Estela e Anápio Lima, que residia na Rua Capitão Jorge Frantz, 196. Eles casaram na Catedral São João Batista em setembro de 1957. O casal mudou-se para Soledade e, após, a Passo Fundo. Em 1959, a carreira de Teixeirinha estourou no Brasil e passaram a morar em Porto Alegre, onde ele faleceu em dezembro de 1985.

Querência Amada foi composta em 1975 e está no disco Aliança de Ouro. Na época, não foi popular. Em 1993, foi regravada por Osvaldir e Carlos Magrão e fez grande sucesso, levando o público a revisitar a composição original, na voz de Teixeirinha.

LEIA TAMBÉM: Santa-cruzenses arrecadaram doações à Alemanha após a Segunda Guerra Mundial

Publicidade

A música é uma exaltação ao nosso Estado, falando das suas belezas e do seu povo que é capaz de dar a vida pelo Brasil. Também destaca aspectos políticos e culturais na nossa terra, como os farrapos, maragatos e chimangos, o lenço vermelho e os líderes Flores da Cunha, Borges de Medeiros e Getúlio Vargas. 

Teixeira fez dupla famosa com a cantora e gaiteira Mary Terezinha

LEIA MAIS TEXTOS DE JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.