Categories: Regional

Menina Franciele segue em busca de doador de medula

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) de Santa Cruz do Sul – juntamente com o Hemocentro de Porto Alegre – realiza durante a manhã e a tarde de hoje a segunda etapa da campanha de doação de medula Você já pensou em ser um super-herói?  A busca pelos solidários compatíveis com a menina Franciele Vieira Pinto, de 10 anos, portadora de leucemia linfoide aguda, acontece novamente no terceiro andar da entidade, localizada na Rua Dorval Martins, 249, Bairro Ana Nery. As coletas acontecem das 9 às 12 horas e das 13h30 às 16 horas. 

Conforme o assessor de comunicação da Aapecan, Lusardo Ramos Junior, a orientação é que a população se desloque ainda de manhã em função de a associação ter que respeitar meta máxima estabelecida pelo Hemocentro de recolher até 400 amostras de sangue, 100 a mais do que na última ação solidária. “Desde o início do mês, contatamos as cerca de 300 pessoas que ficaram impedidas de doar na primeira etapa”, diz. A previsão é que a iniciativa supere, novamente, a expectativa. “Estamos muito confiantes. Mais uma vez empresas trarão seus funcionários para se submeter à coleta.” Para quem enfrenta uma rotina corrida, Ramos reforça que, em caso de fila, o processo de cadastramento e coleta dura cerca de 20 minutos. Caso contrário, pode ser ainda mais rápido. 

Diferente da primeira etapa em que o grupo Legião do Bem animou o evento durante a tarde, os bonecos Darth Vader, Clone, Chewbacca e Tusken vão recepcionar os solidários já no início da manhã.  Na última campanha, os dados genéticos dos doadores não foram compatíveis com os da pequena Franciele, única dos 20 portadores de leucemia cadastrados na Aapecan que necessita de transplante. Após as coletas, os dados genéticos ficam arquivados no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome). 

Publicidade

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NO SITE DA GAZETA DO SUL

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.