ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Mercado de trabalho dá sinais de retomada

Os setores de serviços, comércio e indústria impulsionaram o mercado de trabalho de Santa Cruz do Sul e fizeram com o que município tivesse a melhor variação entre contratações e desligamentos do Estado em fevereiro. Se contabilizado todo o primeiro bimestre do ano, o saldo positivo foi de 1.770 vagas. Os dados foram divulgados essa semana pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Os números indicam que o País pode estar, depois de dois anos com mais demissões do que contratações, finalmente voltando a gerar empregos. É o que pensam o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, Léo Schwingel, e o presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI), Ario Sabbi. Segundo Sabbi, os primeiros dados positivos na empregabilidade, mesmo que ainda tímidos, emitem sinais de um futuro mais animador para o Brasil. “Qualquer pequena melhora é interessante para a economia. Isso traz uma sensação de confiança, de que o País possa ter saído da estagnação”, acrescentou.

ads6 Advertising

Publicidade

O mercado gaúcho somente perdeu para São Paulo, que obteve 25,4 mil, e Santa Catarina, que gerou 14,8 mil vagas. No País, os números, embora pequenos, também foram animadores. No total, o primeiro bimestre teve uma variação positiva de 35,6 mil empregos. Essa é a primeira vez que o Brasil gera novas vagas de empregos formais após um período de quase dois anos.

Um ano e meio de espera

ads7 Advertising

Publicidade

Mesmo com larga experiência no setor de comércio, Cláudia demorou até a encontrar um emprego. Nesse meio tempo, trabalhou sem carteira assinada. No entanto, sem estabilidade, seguiu distribuindo currículos. “Tem que ter persistência e foco. A situação ainda não é como era há uns cinco anos, mas está melhorando”, conclui.

Indústria adia contratações

ads8 Advertising

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta