Categories: Geral

Mesmo após proibição, ministros voam de jatinho da FAB para suas cidades

Ao menos três ministros voaram para suas cidades de origem usando jatinhos da Força Aérea Brasileira (FAB) nessa sexta-feira, 10, dia em que foi publicado decreto presidencial que proíbe autoridades de retornarem às suas residências permanentes nessas aeronaves. Hélder Barbalho (Pesca e Aquicultura) desembarcou na base aérea de Belém, onde mora, após cumprir agenda em Santarém, no interior do Estado. O voo, de prefixo 2583, chegou à capital paraense às 15h45. O ministro estava acompanhado de aproximadamente dez pessoas. Procurado por meio da assessoria, Hélder não se pronunciou até a tarde deste sábado, 11.

O decreto estabelece que ministros e ocupantes de cargo público com prerrogativas só podem voar nas aeronaves da FAB a trabalho e em casos de emergência. Antes, eles também podiam voltar aos seus locais de residência permanente. A presidente fez a mudança sob o argumento de corte de gastos. Guilherme Afif Domingos (Micro e Pequena Empresa) viajou para São Paulo justificando que estava a trabalho, embora sua agenda informasse que ele teria compromissos em Brasília.

Segundo a assessoria de Afif, a programação do ministro foi alterada para que ele encontrasse o ministro Nelson Barbosa (Planejamento), que estava na capital paulista. “O compromisso marcado com o ministro Nelson Barbosa e o voo requisitado foram agendados antes da publicação do decreto que restringe os voos”, diz, em nota.

Publicidade

O comunicado também afirma que, com ele, viajou de carona o ministro Renato Janine Ribeiro (Educação). Afif diz que voltará a Brasília na manhã de terça-feira, 14, em um “voo comercial da TAM”. A reportagem não conseguiu entrar em contato com Janine Ribeiro neste sábado.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.