Clima de constrangimento tomou conta do evento na CBF | Foto: Reprodução
Carlo Ancelotti viveu um momento constrangedor nesta terça-feira, 4, no 2º Fórum Brasileiro de Treinadores de Futebol, realizado na sede da CBF, no Rio de Janeiro. O episódio ganhou destaque na imprensa internacional, que ressaltou o clima tenso e as críticas de técnicos brasileiros à presença de estrangeiros no futebol nacional.
O jornal argentino Infobae descreveu a situação como um momento em que “o envergonharam”, destacando que Emerson Leão, ex-goleiro campeão do mundo em 1970, criticou publicamente a presença de técnicos estrangeiros enquanto Ancelotti estava ao lado do orador. Segundo o veículo, as imagens do fórum “não passaram despercebidas e geraram debate no país vizinho”.
LEIA MAIS: Gauchão 2026 deve ter mudança no formato
Publicidade
O Olé chamou o episódio de “insólito e constrangedor”, observando que o evento, planejado como uma homenagem aos grandes técnicos do futebol brasileiro, acabou marcado pelo desconforto do italiano.
Na Itália, o portal Fanpage qualificou o momento como “uma falta de respeito” e apontou que Ancelotti chegou a parecer “desconcertado” diante do debate sobre estrangeiros no comando do futebol nacional. O site ressaltou que o evento, originalmente uma homenagem, se transformou em um palco de discussões sobre a identidade do futebol brasileiro.
LEIA MAIS: Seleção Brasileira é convocada para amistosos contra Senegal e Tunísia
Publicidade
Além de Leão, Oswaldo de Oliveira também manifestou que prefere que, no futuro, a Seleção Brasileira seja comandada por um técnico brasileiro “depois que Ancelotti for campeão”. No entanto, reconheceu que, no momento, o italiano era “a melhor opção disponível”. Com 66 anos, Ancelotti acumula seis jogos à frente da Seleção, com três vitórias, um empate e duas derrotas.
Durante o discurso, Ancelotti falou sobre a presença de técnicos de outros países no Brasil. “Uma das primeiras coisas que escutei e que não entendo, é o porquê o treinador brasileiro não pode treinar na Europa? Significa que a figura é um pouco fraca. Creio que é muito importante trabalhar juntos todos os treinadores para que a Federação Brasileira de Treinadores de Futebol seja forte”, afirmou.
O presidente da FTBF, Alfredo Sampaio, repudiou as declarações de Oswaldo Oliveira e classificou o episódio como “equivocado e desrespeitoso”. O treinador Hélio dos Anjos, que estava no evento, tratou a fala como descabida. Houve também repercussão pela mídia estrangeira que chamou o incidente de “falta de respeito”.
Publicidade
LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.