ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Minerador amador encontra tesouro escandinavo do século VI na Dinamarca

ads3

Foto: Konserveringscenter Vejle

ads4

Vinte e dois objetos de ouro decorados, que revelam inscrições únicas, foram encontrados na Dinamarca. O tesouro está enquadrado cronologicamente no século VI e pertenceria a povos anteriores aos vikings. Os materiais arqueológicos pesam cerca de um quilo e alguns dos objetos têm inscrições que remetem a possíveis governantes da época.

Mads Ravn, investigador e diretor dos Museus de Vejle, na Dinamarca, explicou a uma agência de notícias internacional a importância do achado. “São os símbolos nos objetos que os tornam únicos, mais do que a quantidade encontrada”. Ele afirmou que “uma das peças se refere ao imperador romano Constantino, do início do século IV”. Está também presente a mitologia nórdica em alguns objetos, que apresentam runas nórdicas, incluindo um medalhão do tamanho de um pires, destacou Ravns. 

ads6 Advertising

Publicidade

“Esses objetos arqueológicos têm muitos símbolos, alguns dos quais nunca vistos antes, o que permitirá ampliar nosso conhecimento sobre o povo dessa época”, disse o investigador. O achado é proveniente da localidade de Jelling, no sudoeste da Dinamarca, território que, segundo os historiadores, tornou-se o berço dos reis da era viking, entre os séculos VIII e XII. O tesouro acabou por nunca ser resgatado por quem o ocultou. Cerca de 1,5 mil anos depois, o achado poderá ser visto no museu de Vejle, a partir de fevereiro de 2022.

LEIA TAMBÉM: Dinossauro descoberto na Austrália é identificado como nova espécie

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta