O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome restabeleceu o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social para a Ascar/Emater, no período de março de 2014 a março de 2017.
A medida foi possível porque o Tribunal Regional Federal da 4ª Região julgou improcedente o recurso apresentado pela entidade, permitindo que a administração retomasse o pedido feito em 2003 e analisado à luz da legislação vigente na época.
A portaria nº 72, publicada nesta terça-feira, 9, no Diário Oficial da União, anula as portarias nº 37 e 38 de março de 2015, e restabelece os efeitos da portaria nº 16 de março de 2014, que concede a certificação à entidade por três anos. “Esta decisão cria condição para que a Emater continue prestando os relevantes serviços à sociedade gaúcha”, destaca o secretário executivo do MDS, Marcelo Cardona.
Publicidade
O secretário ressalta ainda o interesse do ministério em encontrar uma solução segura e duradoura para a entidade. “A Emater é uma parceira importante do governo federal, além de necessária e imprescindível para o desenvolvimento no Rio Grande do Sul, na promoção de assistência técnica a agricultores familiares”.
Representantes do Estado vão compor um grupo de trabalho, já formado no âmbito do MDS, para discutir as ações socioassistenciais ofertadas no meio rural. O estudo vai aprofundar a análise sobre as atividades que a Emater/RS já presta hoje, com qualidade e reconhecimento nacional, em relação à Política Nacional de Assistência Social.
Publicidade
This website uses cookies.