ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Ministério Público realiza ato contra a chamada “PEC da Vingança”

ads3

Promotores e servidores confeccionaram faixa para demonstrar insatisfação com o texto da PEC 05/2021, que avança no Congresso

ads4

Promotores e servidores do Ministério Público de Santa Cruz realizaram um ato público nessa sexta-feira contra a PEC 05/2021, denominada popularmente como “PEC da Vingança”, que visa aumentar a influência do Congresso na composição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Segundo os organizadores, o objetivo da manifestação foi demonstrar à população santa-cruzense e à classe política como o projeto fere a sociedade na busca da responsabilização de criminosos e corruptos, ao inviabilizar investigações.

De acordo com o diretor das promotorias, Jefferson Dall’Agnol, o Conselho Nacional do Ministério Público tem vários representantes, como parlamentares do Congresso e membros do Judiciário, como STF e STJ, além da OAB. Para ele, as mudanças previstas ameaçam a autonomia do MP.

ads6 Advertising
Aberta a 36ª Semana do Ministério Público de Santa Cruz

Publicidade

“Se um promotor instaura um inquérito civil para apurar um ato de improbidade administrativa, a qualquer momento os membros do CNMP podem solicitar o conteúdo da investigação. Com isso, a apuração pode cessar e o conselho dar a destinação que considerar adequada ao procedimento. Por isso, é importante que esse conselho tenha total isonomia”, exemplificou.

Outra questão levantada por Dall’Agnol é a rapidez com que a proposta avançou no Congresso, ao contrário de outros temas importantes. No entendimento dele, o texto foi elaborado no contexto da pandemia, em um momento de dificuldade de mobilização social. “Outras PECs de maior importância foram deixadas de lado. Uma delas é a que trata sobre o foro privilegiado (333/2017), em tramitação há quatro anos. Ainda temos a que discute a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância (199/2019)”, apontou Jefferson Dall’Agnol.

Dall’Agnol: conselho deve ter isonomia
ads7 Advertising

Publicidade

Quando será a votação?
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que a proposta de autoria do deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que altera a composição do CNMP, será votada na próxima terça-feira. São necessários pelo menos
308 votos no plenário da Câmara, em dois turnos, para a aprovação de uma PEC. A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou a admissibilidade da proposta em maio.

O QUE É O CNMP?
O CNMP é um órgão externo de controle, responsável pela fiscalização administrativa, financeira e disciplinar do Ministério Público e de seus membros. Cabe a ele, por exemplo, avaliar a conduta de procuradores e promotores em julgamentos de processos administrativos disciplinares. Entidades do Ministério Público criticam a proposta e temem
interferências políticas no conselho. Um dos dispositivos da PEC 05/2021, por exemplo, determina que o corregedor do CNMP será um dos indicados pelo Congresso ao conselho

ads8 Advertising
Ministério Público aprova prestação de contas das obras de revitalização da Asan

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta