ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Ministro da Saúde diz que exigir passaporte sanitário é medida descabida

ads3

ads4

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga considerou desnecessária a exigência de passaporte sanitário que comprove a imunização contra Covid-19 para que pessoas possam acessar determinados eventos ou locais. Segundo ele, o mais importante é garantir a vacinação das pessoas, como vem fazendo o governo federal.

Queiroga participou de visita, nesta sexta-feira, 27, juntamente com o presidente da República da Guiné-Bissau, general Umaro Sissoco Embalô, a uma clínica que trata doentes renais, no Rio de Janeiro. A declaração foi dada na saída do local a jornalistas.

ads6 Advertising

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Venâncio Aires exige vacinas para eventos-teste

Segundo o ministro, o importante é haver protocolos de segurança para a população e realizar campanhas de vacinação. “Agora no mês de agosto serão distribuídas 80 milhões de doses. No mês de setembro, no mínimo, 60 milhões de doses. No mês de setembro receberemos 50 milhões de doses da vacina Pfizer. Mais de 220 milhões de doses distribuídas à nossa população. Queda de 60% dos casos em dois meses. Queda de 58% dos óbitos em dois meses. Por que nós conseguimos isso? Porque nós atuamos de maneira conjunta com estados e municípios. De tal maneira que essas medidas pontuais que municípios lançam pouco ajudam ao enfrentamento à pandemia da covid-19”, disse.

Incentivo à vacinação

ads7 Advertising

Publicidade

Segundo o ministro, o povo é livre e as pessoas devem fazer as coisas de acordo com sua consciência. “Eu uso a máscara porque entendo que é importante, não é porque tem uma lei que se você não usar máscara vai lhe multar. A gente tem trabalhado fortemente para que as medidas não-farmacológicas sejam adotadas. Mas o principal aliado para por fim à pandemia é a vacinação. Não tem dúvida disso.” Durante a visita, o ministro ofereceu apoio à Guiné-Bissau para implantar por lá a assistência para doentes renais crônicos com equipes, equipamentos e a expertise do SUS.

LEIA TAMBÉM: Estudo mostra que idade impacta efetividade da vacina contra a Covid-19

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta