Regional

Modelos indicam que Santa Cruz pode ter até 160 milímetros de chuva nos próximos dias

Modelos numéricos dessa terça-feira, 2, apontam uma projeção de grandes volumes de chuva no Rio Grande do Sul nos próximos dias. Para Santa Cruz do Sul, a maioria das simulações indicam volumes entre 100 e 160 milímetros até o dia 11 de maio. A região Norte do Estado deve ser a mais atingida, com pontos onde o acumulado deve ultrapassar os 200 milímetros nos primeiros dias deste mês. Em setores isolados, os modelos chegam a indicar volumes próximos a 300 milímetros.

As chuvas que iniciaram nessa segunda-feira devem ter volume não visto no Rio Grande do Sul em muitos meses. Em comparação com a média histórica para o mês de maio, a projeção é de que sejam superados em até duas vezes os volumes registrados. Por isso, se reforça o alerta de que precipitações localmente fortes e acumulados altos em curtos períodos podem acontecer. Além disso, há o risco de inundações e enchentes, sobretudo a partir desta sexta-feira, 5.

LEIA MAIS: Frente fria vai provocar chuva em todo Estado; confira a previsão do tempo

Publicidade

Conforme os dados atuais, a previsão é de que as chuvas parem no estado entre terça, 9, e quarta-feira, 10. A precipitação deve cessar devido ao ar mais seco e frio, que chega impulsionado por uma área de baixa pressão no oceano. Contudo, em muitos municípios, é provável que já na próxima segunda-feira, 8, as chuvas parem.

É o caso em Santa Cruz do Sul. Entre os modelos considerados, é praticamente consenso que as chuvas sejam interrompidas no início da semana que vem, revelando estabilidade para o resto da semana. Os volumes mais expressivos devem aparecer principalmente nesta sexta-feira, quando os modelos indicam entre 20 e 100 milímetros de precipitação.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.