ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Molécula rara em Vênus pode indicar presença de vida extraterrestre

ads3

Foto: NASA/JPL-Caltech

ads4

Um grupo internacional de astrônomos anunciou nesta segunda-feira, 14, a presença da fosfina na atmosfera venusiana. O estudo foi publicado na revista Nature Astronomy – periódico britânico científico especializado em artigos científicos.

De acordo com a pesquisa, na Terra, a fosfina – ou hidreto de fósforo (PH3) – só pode ser encontrada decorrente de dois processos: ou pela fabricação de forma industrial, ou pela ação de micróbios que se desenvolvem em ambientes sem oxigênio – chamados anaeróbicos.

ads6 Advertising

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Nasa quer comprar rochas e poeira da Lua extraídas por empresas privadas

“Quando descobrimos os primeiros indícios de fosfina no espectro de Vênus, ficamos em choque!”, declarou a líder da equipe internacional Jane Greaves, da Universidade de Cardiff, no Reino Unido. Para confirmação do achado, foram usadas 45 antenas do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) – instalação astronômica no Chile, do qual o Observatório Europeu do Sul (ESO) é parceiro.

ads7 Advertising

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Brasileiro descobre estrela que gira a 5 milhões de quilômetros por hora

Já que, segundo a análise, não seriam estes processos responsáveis por criar a quantidade de fosfina liberada, os cientistas passaram a considerar, então, a possibilidade de um tipo de organismo que possa ser fonte deste biomarcador. A equipe destaca que, na Terra, as bactérias expelem a fosfina ao retirar o fosfato de minerais ou de material biológico, acrescentando hidrogênio. Mas, qualquer organismo no planeta vizinho, ressalta o estudo, “provavelmente será muito diferente dos primos terrestres.”

ads8 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta