Saúde e Bem-estar

Morador de São Paulo testa negativo para possível intoxicação por metanol em Santa Cruz

Um morador de São Paulo, que teria sofrido provável intoxicação por metanol em Santa Cruz do Sul, testou negativo após a realização de exames. A notificação foi registrada em Santa Cruz na sexta-feira, 31 de outubro, conforme o painel de monitoramento do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), atualizado neste fim de semana, pela Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul. O caso envolvia um homem com idade entre 20 e 29 anos.

Com esse, Santa Cruz do Sul já soma quatro notificações de suspeita de intoxicação por metanol – todas com resultado negativo. O primeiro caso suspeito, também em um homem, foi registrado em 13 de outubro. Na semana seguinte, dia 20, um morador do município teve possível exposição a bebida adulterada notificada em Santa Clara do Sul, embora o consumo tenha ocorrido em Santa Cruz. Na semana passada, dia 28, uma moradora de Vera Cruz também teve a suspeita descartada. Mais recentemente, agora, o caso envolvendo o morador de São Paulo.

Segundo o painel do Cevs, Santa Cruz do Sul é a segunda cidade gaúcha com maior número de notificações, totalizando quatro até este domingo, 2, ficando atrás apenas de Porto Alegre, que registra oito casos de provável exposição a bebidas adulteradas. Em seguida, aparecem Gravataí, Alvorada e Viamão, com dois registros cada.

Publicidade

LEIA MAIS

Santa Cruz do Sul tem caso em investigação de intoxicação por metanol
Santa Cruz do Sul tem segunda notificação de intoxicação por metanol; teste deu negativo
Caso de possível intoxicação por metanol envolvendo moradora de Vera Cruz é descartado

Situação no Estado

Até este domingo, 2, não havia casos em investigação no Rio Grande do Sul. Uma intoxicação por metanol foi confirmada em Porto Alegre após ingestão de bebida contaminada em São Paulo. Ao todo, o Estado registra 34 notificações, das quais 33 já foram descartadas.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Crise do metanol completa um mês com alerta para falsificação de bebidas

Cenário no País

Até o momento, o Brasil têm 59 casos confirmados. A maioria está concentrada no estado de São Paulo, que registra 46 confirmações.  Há casos confirmados no Paraná (6), em Pernambuco (5), no Rio Grande do Sul (1) e em Mato Grosso (1). Segundo o Ministério da Saúde, 682 notificações foram descartadas.

As mortes chegam a 15, sendo nove em São Paulo, três no Paraná e três em Pernambuco. Já os óbitos em investigação caíram para seis, dos quais São Paulo e Pernambuco tem dois casos cada e os estados de Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro um caso em investigação cada. Desde o começo da crise sanitária, 40 óbitos suspeitos foram descartados.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais, 27 anos, é jornalista multimídia no time do Portal Gaz desde 2023.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.