Regional

Morcego-bombachudo é encontrado em Sinimbu; o que é a espécie rara no Rio Grande do Sul

Espécie rara no Rio Grande do Sul, um morcego-bombachudo foi encontrado há poucos dias em Sinimbu. A descoberta aconteceu por acaso e chamou a atenção. O técnico de uma empresa de controle de pragas de Santa Cruz, Ademir Pontel, conta que trabalhadores que atuavam na reforma de uma residência notaram quatro morcegos diferentes. A curiosidade veio quando a equipe viu que eles se alimentavam de pequenos pássaros. 

Ao chegar no local, os técnicos se surpreenderam porque nunca haviam tido contato e feito a remoção de uma espécie rara e agressiva como aquela. O técnico ressalta que não há registros de capturas semelhantes no Vale do Rio Pardo, apenas em municípios da fronteira como Bagé. “Aqui na região é mais comum encontrar o morcego frutífero. Até o hematófago é mais difícil de ser encontrado aqui”, afirma Ademir.

Publicidade

Quatro animais foram capturados em uma casa em reforma e depois foram soltos

LEIA TAMBÉM: Os burros que chamam a atenção no interior de Santa Cruz do Sul

O professor, biólogo e especialista em entomologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Andreas Köhler, explica que no levantamento e mapa de distribuição feito em 2013, por professores da Universidade Federam de Santa Maria (UFSM) há registro desse tipo de morcego em Santa Cruz.

“Normalmente a espécie gosta mais de locais altos, mais frios, como Serra Geral ou Serra de Sudeste. Mas já vimos por aqui, de forma rara.” Köhler acrescenta que outros foram avistados em Rio Pardo e Candelária, mas ressalta que os morcegos são pouco estudados na região. “Provavelmente deve ter essa espécie mais frequente por aqui, mas ainda ninguém realmente foi atrás para coletar e identificar.” Após a captura, sem danos ao animal, houve a soltura em uma chácara licenciada em Encruzilhada do Sul.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Esponjas vegetais de mais de um metro surpreendem produtora no interior de Santa Cruz do Sul

A espécie

O morcego-bombachudo se alimenta de pequenos roedores, marsupiais, aves, outros morcegos, lagartos e anfíbios. É o maior morcego do Estado e o segundo maior da região Neotropical, podendo pesar até 94 gramas. Possui pelagem cinza, com ventre mais claro, orelhas longas com a base alargada.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Vanessa Behling

Share
Published by
Vanessa Behling

This website uses cookies.