Cultura e Lazer

Morre a cantora Rita Lee, aos 75 anos

No final da noite dessa segunda-feira, 8, faleceu a cantora Rita Lee, considerada “Rainha do Rock Brasileiro”. Ela tinha 75 anos e morreu na sua residência, em São Paulo, capital, cercada pela família. Um velório aberto ao público será realizado no Planetário do Parque Ibirapuera nesta quarta-feira, 10, entre 10 e 17 horas. O corpo será cremado em cerimônia particular. O anúncio foi feito pela família da cantora através das redes sociais.

Em 2021, a cantora havia sido diagnosticada com um câncer no pulmão esquerdo. Após a realização do tratamento, ela se recuperou, em abril do ano passado. Mesmo assim, o estado de saúde permaneceu frágil, e em fevereiro deste ano ela foi internada em estado “extremamente delicado”. Em março, apresentou uma melhora e obteve alta. No dia 22 deste mês, ela lançaria o livro “Rita Lee: outra autobiografia”, pela Globo Livros, contando sobre o tratamento.

Ícone do rock nacional

Ao longo de seus 60 anos de carreira, Rita Lee vendeu 55 milhões de discos, sendo assim a artista brasileira mais bem-sucedida neste quesito. Atingiu a popularidade como integrante dos grupos Os Mutantes e Tutti Frutti entre as décadas de 60 e 70, mas também teve uma marcante carreira solo, com 18 álbuns lançados. Como cantora, compositora e instrumentista, explorou gêneros como rock, pop rock, new wave, psicodelia, MPB e bossa nova.

Rita era conhecida pela sua personalidade marcante. Era vegana e grande defensora dos direitos dos animais. Desde 1976, era casada com o também compositor Roberto de Carvalho. Entre seus trabalhos mais marcantes, estavam o álbum Fruto Proibido, de 1975, lançado com o Tutti Frutti, e o autointitulado Rita Lee, de 1980, onde se encontram músicas como “Ovelha Negra” e “Lança Perfume”, consideradas obras-primas da artista.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.