O município de Sobradinho está de luto. Faleceu na tarde desta segunda-feira, 18, o professor Jary Schirmer, aos 82 anos. Ele estava na UTI em Santa Cruz do Sul, há oito dias, depois de ter sofrido um AVC. Com uma vida dedicada a área de Educação, sendo professor na Escola Padre Benjamin Copetti por dezenas de anos, deixou marcas positivas na comunidade de Sobradinho.
Publicidade
Com uma vida ativa e dono de um conhecimento invejável, o professor Jary também foi fundador e chefe do grupo de Escoteiros Aimoré. Casado com Rosa Branca Lazzari Schirmer (que faleceu em 2000), teve quatro filhos.
O prefeito Luiz Affonso Trevisan foi comunicado do falecimento, durante sua viagem à Brasília e lamentou o ocorrido. Ele decretou luto oficial por 3 dias no município.
Histórico
Nascido em 8 de maio de 1931, é natural de Sobradinho e membro da Academia Centro Serra de Letras. Foi professor de Língua Portuguesa, aposentado, licenciado pela UFSM. Foi diretor e locutor da Rádio Sociedade Sobradinho Ltda; autor, diretor e ator de diversas peças teatrais; ator no filme “Grito de Bamo” sobre os Monges Barbudos; membro do Conselho Municipal de Cultura; fundador do Grupo de Escoteiros Aimoré; patrão do CTG Galpão da Estância; professor de Português e Literatura no Ginásio Pio X e professor no Colégio Comercial Pio X; professor e diretor da Escola Normal Pio X; destaque em Arte em 1994, em Cultura em 1995 e Cidadão Emérito em 1997, em Sobradinho; patrono da Feira do Livro de Sobradinho em 2002.
Publicidade
Jary Schirmer também recebeu o troféu Cultura Gaúcha, concedido pela Secretaria de Cultura do Estado em 2005 e foi presidente da Associação dos Artesãos de Sobradinho e do Vale do Rio Pardo.
Fonte: Livro Vertentes
Publicidade
This website uses cookies.