Motociclistas partiram da Igreja Santo Antônio e percorreram diversas ruas de Santa Cruz do Sul na tarde desse sábado
A Associação de Assistência a Pacientes Oncológicos e Transplantados (Aapot) realizou na tarde desse sábado, 22, a segunda edição da motociata alusiva ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul. As campanhas têm como objetivo conscientizar mulheres e homens sobre o câncer de mama, câncer de colo de útero e câncer de próstata, mas destacam ainda a necessidade do cuidado integral com a saúde. A iniciativa foi realizada em parceria com integrantes do grupo Moto Ride e reuniu dezenas de participantes.
Os motociclistas se concentraram em frente à Igreja Santo Antônio, no Bairro Santo Antônio, e de lá partiram pelas ruas de Santa Cruz do Sul até a frente da Catedral São João Batista, no Centro. Com balões, cartazes e buzinas, eles chamaram a atenção da população. Equipes da Guarda Municipal atuaram no balizamento do trânsito e acompanhamento da motociata para garantir a segurança de todos.
LEIA MAIS: Novembro Azul: confira ações de prevenção e cuidado
Publicidade
Conforme Marliza Lopes, assistente social da Aapot, a iniciativa é uma das formas encontradas pela instituição para trabalhar a prevenção das doenças junto à comunidade. “Precisamos fazer isso porque, ano após ano, verificamos aumento no número de novos casos”, detalha. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) é de que o Brasil vai registrar, até o fim de 2025, 704 mil novos casos da doença, sendo 73 mil de câncer de mama e 71 mil de câncer de próstata.
“Isso impacta e pressiona governos, sociedade e também nós, da Aapot, que atendemos pessoas já diagnosticadas com a doença”, acrescenta. Mesmo com o avanço da medicina e a descoberta de novos medicamentos e intervenções, Marliza enfatiza que o tratamento é difícil e exige muito dos pacientes e familiares. “A cada novo ano nós temos a expectativa de que vai haver uma redução, e isso não acontece. Somente nos últimos 15 dias eu tive 40 novos cadastros, então a incidência continua muito elevada.”
LEIA MAIS: Aprovado projeto que institui o Novembro Azul e o Novembrinho Azul em Santa Cruz
Publicidade
A profissional alerta ainda para a ocorrência de câncer em jovens adultos. “Tenho registro de meninas e meninos de 18 a 20 anos com diagnóstico de câncer de mama e testículo, por exemplo.” Ainda segundo ela, alcançar esses grupos é um dos motivos que leva a Aapot a realizar anualmente a motociata.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SAÚDE E BEM-ESTAR
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.