Saúde e Bem-estar

Motociata chama a atenção para a prevenção do câncer

A Associação de Assistência a Pacientes Oncológicos e Transplantados (Aapot) realizou na tarde desse sábado, 22, a segunda edição da motociata alusiva ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul. As campanhas têm como objetivo conscientizar mulheres e homens sobre o câncer de mama, câncer de colo de útero e câncer de próstata, mas destacam ainda a necessidade do cuidado integral com a saúde. A iniciativa foi realizada em parceria com integrantes do grupo Moto Ride e reuniu dezenas de participantes.

Os motociclistas se concentraram em frente à Igreja Santo Antônio, no Bairro Santo Antônio, e de lá partiram pelas ruas de Santa Cruz do Sul até a frente da Catedral São João Batista, no Centro. Com balões, cartazes e buzinas, eles chamaram a atenção da população. Equipes da Guarda Municipal atuaram no balizamento do trânsito e acompanhamento da motociata para garantir a segurança de todos.

LEIA MAIS: Novembro Azul: confira ações de prevenção e cuidado

Publicidade

Conforme Marliza Lopes, assistente social da Aapot, a iniciativa é uma das formas encontradas pela instituição para trabalhar a prevenção das doenças junto à comunidade. “Precisamos fazer isso porque, ano após ano, verificamos aumento no número de novos casos”, detalha. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) é de que o Brasil vai registrar, até o fim de 2025, 704 mil novos casos da doença, sendo 73 mil de câncer de mama e 71 mil de câncer de próstata.

“Isso impacta e pressiona governos, sociedade e também nós, da Aapot, que atendemos pessoas já diagnosticadas com a doença”, acrescenta. Mesmo com o avanço da medicina e a descoberta de novos medicamentos e intervenções, Marliza enfatiza que o tratamento é difícil e exige muito dos pacientes e familiares. “A cada novo ano nós temos a expectativa de que vai haver uma redução, e isso não acontece. Somente nos últimos 15 dias eu tive 40 novos cadastros, então a incidência continua muito elevada.”

LEIA MAIS: Aprovado projeto que institui o Novembro Azul e o Novembrinho Azul em Santa Cruz

Publicidade

A profissional alerta ainda para a ocorrência de câncer em jovens adultos. “Tenho registro de meninas e meninos de 18 a 20 anos com diagnóstico de câncer de mama e testículo, por exemplo.” Ainda segundo ela, alcançar esses grupos é um dos motivos que leva a Aapot a realizar anualmente a motociata.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SAÚDE E BEM-ESTAR

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Iuri Fardin

Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.

Share
Published by
Iuri Fardin

This website uses cookies.