A 33ª edição da Feira do Livro de Santa Cruz do Sul supera as expectativas dos participantes. Com o tempo estável e a grande visitação, especialmente de estudantes, os resultados têm sido animadores, na avaliação dos livreiros. Foi isso que se viu na tarde dessa segunda-feira, 5, quando centenas de pessoas compareceram à Praça Getúlio Vargas. O evento, que termina nesta quarta-feira, 7, é uma realização do Serviço Social do Comércio (Sesc), da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e da Prefeitura.
São diversos os livros vendidos, mas há alguns preferidos dos visitantes. Conforme a agente de Cultura do Sesc e integrante da comissão organizadora, Lisiane Camargo, o lançamento mais vendido da feira é Stupidman, do autor Mauro Ulrich. Já o mais vendido das bancas é Amor & Gelato, de Jenna Evans Welch. “A gente fez a estimativa no domingo, então é claro que o resultado pode mudar até o fim da feira”, lembra Lisiane.
LEIA MAIS: Feira do Livro conta com obras de escritores de todas as idades
Publicidade
A agente de Cultura salienta também que um item que está sendo muito vendido é o álbum da Copa do Mundo, mas também há boa procura por gibis e mangás. “Os livreiros estão bem felizes com a procura de vários gêneros”, diz. “O clima está maravilhoso e as pessoas estão vindo curtir a Feira do Livro. Tivemos um fim de semana cheio de atividades e de pessoas frequentando, aproveitando, comprando e participando de toda a programação”, complementa.
A última contagem, realizada na noite de domingo, dava conta de que 17,5 mil exemplares haviam sido vendidos. O próximo levantamento será divulgado no fim da feira, na noite desta quarta-feira.
LEIA TAMBÉM: Leticia Wierzchowski: uma mulher de muitas vozes
Publicidade
O livreiro Volmir Dias, da Noble Book, de São Leopoldo, participa da Feira do Livro de Santa Cruz há aproximadamente dez anos. De acordo com ele, o fim de semana foi bom. “É uma feira sólida. Como é de praxe, a comunidade costuma comparecer e não fugiu à regra. Afinal, foram dois anos sem eventos. Toda feira do livro é um evento saudável, e o pessoal está sedento por momentos como esse”, diz o livreiro, complementando que é importante o contato da comunidade com a literatura.
Na banca da Noble Book, a autora mais procurada é Colleen Hoover. “Ela escreve livros muito ligados ao contemporâneo, à vida, à questão da mulher, da violência, e sobre amores feitos e desfeitos”, completa Dias.
LEIA MAIS: Domingo registra praça lotada em prestígio à 33ª Feira do Livro
Publicidade
Outra opção, para quem gosta de boa literatura e ainda quer economizar, é a banca do Sebo Café Riachuelo. A loja de Porto Alegre trabalha com usados, a maioria pela metade do preço de capa. “Trouxemos um pouco de tudo: arte, psicologia, filosofia, literatura em geral, infanto-juvenil, religião, esotéricos. Não temos um tipo que sai mais, vendemos um pouco de tudo em todas as feiras de que participamos”, detalha o livreiro Juan Schenkel.
É a primeira vez que o Sebo Café Riachuelo participa da feira de Santa Cruz e, de acordo com Schenkel, a surpresa foi muito positiva. “Aqui é a única cidade em que você vê crianças com um dinheiro guardado para comprar livros. Acho que as escolas incentivam a leitura, aí as crianças vêm e gostam de ler. Nunca vi isso em outros lugares”, conta.
LEIA MAIS: Expectativa de vendas de livreiros é positiva
Publicidade
This website uses cookies.