ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Muito hormônio, pouco neurônio

Seja por falta de opções condizentes com seu nível de inserção social e suas prováveis limitações financeiras, principalmente, resulta que o brasileiro, em sua maioria, tem na programação televisiva sua mais expressiva opção de lazer.

Mais: considerada sua baixa escolaridade e limitada consciência político-cultural, resta potencializada a respectiva audiência. Simplificando, é presa fácil e refém da banalização.

ads6 Advertising

Publicidade

Há programas similares em outros canais. Em comum, seus diretores e respectivos anunciantes pouco se importam se alguém interpreta tais programas como casos de abuso e atraso social, e/ ou vulgarização e comércio do corpo e da sexualidade.

A cada edição sucedem-se os escândalos, às vezes objeto de ocorrências policiais e demandas judiciais. Sem contar os efeitos colaterais das aventuras sob os edredons.

ads7 Advertising

Publicidade

Podemos divergir da programação por vários motivos, mas temos que admitir que há elevada audiência. Que repercute no mundo socioeconômico-cultural. Alguns participantes são (ou se autointitulam) o que modernamente denominam de digital influencer, ou seja, um formador de opinião.

A seu modo, ritmo e estilo, cada um faz o rebolation de suas razões existenciais, ideais artísticos e seus planos de carreira. Em comum, muito hormônio e pouco neurônio. Porém, atendendo a “onda do politicamente correto”, há diversidade de tipos.

ads8 Advertising

Publicidade

Irônica e contraditoriamente, ainda “ontem”, nas edições anteriores do BBB, d’A Fazenda, de Lucianas, Gugus e Ratinhos, a mesma vovó, os mesmos mamãe e papai, os mesmos vizinhos, comentavam em sonora e indignada voz acerca da “pouca vergonha alheia!”

Mas agora, exceção à regra, trata-se da possibilidade de fama e sucesso, ainda que obscurecendo a antes decantada educação familiar e o senso de pudor. Em suma, toda a nudez (e desfaçatez) não será mais castigada.

LEIA MAIS COLUNAS DE ASTOR WARTCHOW

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta