Rio Pardo

Mulheres de Rio Pardo resgatam a arte do bordado à mão

Um grupo de mulheres rurais do interior de Rio Pardo experimentou e praticou a arte do bordado à mão durante um curso, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS), Sindicato Rural e Sicredi Vale do Rio Pardo. A atividade ocorreu de 5 a 7 de março, com as orientações da instrutora do Senar-RS, Zélia Martins Kaufmann. As 12 participantes realizaram bordados livre, xadrez, vagonite e ponto cruz.

Os trabalhos aconteceram na residência de uma das participantes, Ironi Zinn da Silveira, na localidade de Morro das Pedras (foto). O curso reuniu integrantes do Grupo Nossa Senhora Aparecida, com o total de 24 horas aula. Arte bem antiga e muito em alta hoje, a instrutora Zélia destaca que o bordado à mão merece um olhar diferenciado e uma nova releitura. “Era praticado pelas nossas avós e antepassadas, muitas vezes à luz de lamparina, depois de um dia de lidas nos afazeres do interior.”

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Paula Appolinario

Share
Published by
Paula Appolinario

This website uses cookies.