Educação

Município cede terreno da Escola José Wilke para o Estado

Um entrave burocrático que impediria a realização de obras estruturais na Escola Estadual José Wilke, no Bairro Avenida, em Santa Cruz do Sul, foi resolvido na noite dessa terça-feira, 2, com a aprovação da cedência da área onde está instalada a instituição de ensino. O Município encaminhou projeto ao Legislativo destinando a área para a Secretaria Estadual da Educação pelo prazo de 25 anos. Durante esse período, melhorias e investimentos poderão ser feitos para qualificar o ensino.

O coordenador regional de Educação, Luiz Ricardo Pinho de Moura, o Chiquinho, e a diretora da José Wilke, Doriana Damé, acompanharam a sessão da Câmara e comemoraram a aprovação unânime. “Com isso, será possível dar andamento ao projeto de renovação da escola, que está enquadrada no projeto Escola Padrão, do governo do Estado”, salienta Moura. Ele reforça que a instituição é uma das 56 contempladas no Rio Grande do Sul com recursos do Avançar Educação.

LEIA TAMBÉM: Pesquisa feita em cemitério leva estudantes da Educar-se a concorrer a premiação nacional

Publicidade

A expectativa da diretora Doriana é de que as obras sejam encaminhadas até o fim deste ano. “Era um anseio nosso, porque a escola é muito antiga e tem o espaço físico precário”, ressalta. As intervenções incluem mais salas de aula, banheiro, condições de acessibilidade, refeitório, secretaria, biblioteca e melhorias nas áreas de lazer e de recreação. O investimento previsto para a José Wilke vai permitir a ampliação do número de vagas, aproximando-se de 300 alunos. Atualmente, 230 estudam na instituição no regime de tempo integral.

LEIA TAMBÉM: Projeto desenvolvido em escola municipal leva cinema para as salas de aula

O projeto de cedência do terreno foi protocolado na última semana, o que, de acordo com o regimento da Câmara, não viabilizaria a votação ainda na sessão dessa terça. O líder do governo, Henrique Hermany (PP), solicitou, no entanto, acordo de lideranças para que seja incluído na pauta em caráter de urgência.

Publicidade

A necessidade dessa antecipação foi reforçada pelo vereador Francisco Carlos Smidt (PSDB). “Não há motivos para que essa matéria siga passando por sessões na Casa”, justificou. A sessão do Legislativo foi realizada na terça-feira em razão do feriado do Dia do Trabalho, na segunda. Gilvan Fernandes (PDT) assumiu a cadeira de Bruno Faller, que solicitou licença temporária.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.