Os municípios abrangentes da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde já receberam 67 mil doses de vacina contra a gripe desde o início da campanha. A informação foi repassada pela responsável pelo setor imunizações da 13ª CRS, Marlene Webber Andriolo, em entrevista na Rádio Gazeta nesta manhã. Entre os grupos de risco os municípios do Vale do Rio Pardo têm 111 mil pessoas que devem receber a vacina.
Marlene explicou que se as pessoas estão apenas com um resfriado leve a moderado, ou seja, sem febre podem tomar a vacina sem restrições. Já em casos que o paciente apresenta quadro febril é indicado primeiro se recuperar para depois ser imunizado. Em relação às possíveis reações que a dose pode causar, a responsável pelo setor imunizações da 13ª CRS, afirmou que os sintomas mais comuns são reações localizadas e que duram no máximo por 48 horas. Isto ocorre em cerca de 15% dos imunizados. Casos com sintomas mais severos que incluem dor no corpo e moleza, por exemplo, ocorrem apenas em 1% dos pacientes. O baixo índice se dá devido à vacina ser produzida com vírus morto.
As doses distribuídas na rede pública de saúde para os grupos de risco gratuitamente protege contra as influenzas do tipo A e B. entre as pessoas que devem ser imunizadas estão: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes e mulheres que estejam até 45 dias após o parto, presos, funcionários do sistema prisional, pessoas com doenças crônicas e indígenas.
Publicidade
DIA D
Neste sábado, 9, ocorre o “Dia D” Nacional de Mobilização contra a gripe. Postos de saúde de todos os municípios devem funcionar das 8 horas às 17 horas aplicando a vacina nos integrantes dos grupos de risco.
Publicidade
This website uses cookies.