Os municípios da região estão se organizando para levar algumas reivindicações a Brasília. Segundo o Presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), o prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, a ideia é fazer com os municípios tenham ganhos sem que o governo federal precise gastar. Ele destacou a importância de trabalhar dentro de uma ótica realista.
“O governo não tem dinheiro, isso está bem claro. A ideia da Amvarp e da Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul) e que agora estamos levando aos deputados é fazer com que os munícípios tenham ganho sem o governo precisar gastar. A saída que se apresenta agora é o governo assinar um projeto, que tramita há muito tempo, de levar aos municípios aonde é vendido produtos com cartão de crédito e através de leasing (tipo de financiamento) o valor dos impostos”, explicou.
A ideia é que o Imposto sobre serviço de qualquer natureza (ISSQN) do cartão de crédito seja pago na cidade onde está a máquina. “O percentual de lucro da operadora iria para a cidade”, explicou Artus. Quanto ao leasing seria diferente. Neste caso, o imposto iria para o município onde reside o comprador.
Publicidade
“Nós conseguiríamos, de forma democrática, levar o recurso para as prefeituras, aumentando bastante o imposto municipal, que é livre e que permitiria ao município implantar onde desejasse, sem o governo gastar”, explicou Artus.
Publicidade
This website uses cookies.