Regional

Municípios debatem o meio ambiente em Conferência Intermunicipal

Representantes de 17 municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) participam nesta sexta-feira, 6, da 2ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente do Vale do Rio Pardo. O evento ocorre no auditório do Memorial da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), durante todo o dia. Ao final, serão eleitos os delegados que representarão a região na Conferência Estadual e definidas as propostas sugeridas pelo grupo para o Vale do Rio Pardo.

A presidente do Cisvale e prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, explica que os eixos temáticos em debate estão em consonância com as propostas nacionais. Mitigação; Adaptação e preparação para desastres; Transformação Ecológica; Justiça Climática e Governança e Educação Ambiental se alinham com o trabalho do Comitê Pró-Clima, criado pela região para fazer frente às necessidades da região diante das mudanças climáticas.

LEIA TAMBÉM: Três municípios ainda não atingiram índice mínimo na Consulta Popular

Publicidade

“São todas as áreas nas quais é preciso pensar ações e projetos futuros. É papel de toda a sociedade debater e discutir soluções regionais que tenham como objetivo a nossa adaptação e resiliência aos eventos extremos do clima”, destaca.

Os eixos debatidos na fase intermunicipal serão encaminhados à etapa estadual, para composição da pauta da conferência nacional. “O Cisvale tem um papel essencial nessa construção, porque além de ser uma necessidade global, o Vale do Rio Pardo foi muito impactado com as enchentes de maio deste ano”, ressalta a diretora-executiva do Cisvale, Léa Vargas.

LEIA TAMBÉM: Projetos do Cisvale podem ser selecionados para receber emendas federais

Publicidade

De acordo com ela, a necessidade de realização da 2ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente e a fixação de normas foram discutidas e aprovadas pelo comitê responsável pela organização no consórcio.
A Conferência Estadual de Meio Ambiente ocorrerá em 15 de março de 2025. As propostas e delegados eleitos pela Conferência Intermunicipal serão encaminhados para o encontro, em Porto Alegre.

Já a nacional está marcada para 6 a 9 de maio de 2025, em Brasília. Cada estado encaminha propostas e representantes (delegados) para o evento nacional, que tem como meta criar objetivos e políticas públicas para o País no que se refere ao meio ambiente e às mudanças climáticas que impactam a vida de toda a população do mundo.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.