Categories: Centro-Serra

Museu é revitalizado em Sobradinho

Foto:




Museu está sendo totalmente remodelado
O Museu Histórico do Município de Sobradinho foi criado em 1987 para resgatar a memória e a história do município e de seus moradores. Neste espaço, antes ocupado pela Prefeitura, está o acervo histórico, arqueológico, zoológico, fotográfico e documental. Os objetos que compõe este acervo foram doados por pessoas da comunidade em campanha feita desde a abertura do museu, por anos essa coleta teve sequencia tendo, também, a colaboração de entidades, como é o caso do CTG Galpão da Estância que possuía seu próprio museu e doou seu acervo.
O Museu Municipal está situado no prédio histórico da Casa da Cultura “Amário João Lazzari”. O seu projeto é de extrema originalidade, pois abriga no mesmo espaço, de forma integrada. O Museu foi concebido para ser um espaço expositivo de extrema qualidade técnica e conceitual, gerador de conhecimento e de reflexão sobre a valorização da dignidade humana, promoção da cidadania, preservação do patrimônio cultural, o respeito e o reconhecimento à diversidade. Suas instalações abrigarão unidades de pesquisa, oficinas pedagógicas e um núcleo de memória viva. Conforme a diretora de Cultura, Clause Koch Nardi, a ideia é que o museu opere não apenas como um centro de pesquisa e preservação da memória, mas que também registre o presente e suas transformações.
Em 6 de janeiro de 2014, foi dado inicio à primeira etapa do projeto de revitalização, a Documentação Museológica, que consiste na catalogação de todo seu acervo nos parâmetros técnicos da Museologia Contemporânea. A implantação definitiva do museu, com o acervo e as instalações completas, será inaugurada no dia 3 de dezembro, durante as festividades da Semana do Município.

Publicidade

Restauração
A secretária de Educação, Cultura e Desporto, Sônia Souza, destaca a importância de revigorar um espaço de imensurável significância para a história do município e da região. “A preservação da memória e da história são importantes para uma cidade e devem conviver em harmonia com toda essa modernidade que tem disponível nos dias de hoje”. A secretária destacou também a autoestima do sobradinhense. “O resgate do museu nos incumbe deste plano de trabalho para que seja elaborado esse espaço que vai valorizar ainda mais a estima que a população tem pela cidade”, analisou a a secretária Sônia.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.