ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Museu em Rio Pardo passa por ‘período crítico’, diz restauradora

Um período de mudança para o Museu Barão de Santo Ângelo, de Rio Pardo, começou nessa semana. Servidores da Secretaria de Cultura e Turismo participaram de uma capacitação ministrada pela restauradora Alice Prati, do Instituto Alice Prati, para que atuem de maneira adequada no translado do acervo. As peças históricas serão levadas ao Centro Regional de Cultura, onde ficarão expostas até que o Solar Almirante Alexandrino de Alencar possa ser reaberto. “É um período crítico para o museu, de mudança”, observou Alice.

Para evitar perdas ainda maiores ao acervo, a restauradora deu esclarecimentos sobre os cuidados, tratamentos e transporte das peças. Nesse sentido, Alice explicou quais são os principais fatores de degradação e as maneiras de controlar danos mínimos. Além disso, ensinou técnicas de preparação e embalo do acervo. Os participantes precisaram aprender a reconhecer os tipos de materiais utilizados nas obras.

ads6 Advertising

Publicidade

As aulas foram ministradas no Centro Regional de Cultura. Ao longo de 16 horas de curso, Alice Prati ainda especificou as diferenças entre preservação, conservação, restauro e recuperação; e museu, memorial e exposição. Também repassou informações sobre as leis que protegem acervos históricos. Outros tópicos abordaram a busca de recursos, incentivos e criação de projetos para o patrimônio – principalmente de acessibilidade ao museu. Além de Alice, a restauradora Elisane Quintana também colaborou com os ensinamentos. 

Solar Almirante Alexandrino

ads7 Advertising

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta