Categories: Esportes

Na estreia, Grêmio e Corinthians empatam sem gols em Itaquera

O empate sem gols refletiu bem o que foi a partida de estreia de Corinthians e Grêmio no Campeonato Brasileiro 2016. As duas equipes bem que tentaram, se movimentaram bastante em campo. Mas pecaram na falta de criatividade. Faltou aquele último passe chegar com qualidade nos pés dos atacantes das equipes. E isso definiu o placar do confronto na Arena Corinthians. O resultado agradou aos gremistas e nem tanto aos corinthianos. No próximo domingo, 22, o Tricolor recebe o Flamengo, na Arena, às 16 horas. No mesmo horário, o Timão visita o Vitória, no Barradão.

O Grêmio teve dez dias de preparação para a estreia no Brasileirão. O Tricolor, que ainda deve um futebol consistente na temporada, vem de duas dolorosas eliminações no Gauchão e na Copa Libertadores, e que abalaram a confiança do elenco. Portanto, agora o foco é total na competição nacional, que a equipe não vence há 20 anos. Para a estreia, o técnico Roger Machado optou por um time mais ofensivo. Douglas, bastante contestado pelo torcedor, ficou no banco de reservas. Com isso, Luan e Miller Bolaños jogaram um pouco mais recuados, ao lado de Giuliano, e Bobô, artilheiro do time na temporada, ingressou no ataque. Marcelo Oliveira, que chegou a amargar o banco de reservas, retomou a titularidade. Na direita, Ramiro segue com moral e foi confirmado entre os titulares.
 

Jogo movimentado. Mas poucas chances de gol

Publicidade

O início de jogo na Arena Corinthians foi equilibrado. Tanto os paulistas quanto os gaúchos buscaram o ataque, principalmente com a rápida troca de passes e as jogadas pelos lados do campo. A primeira boa chance da partida foi gremista. Aos oito minutos, Bolaños recebeu bom passe pela direita e cruzou para a área. Giuliano apareceu na segunda trave e, sem marcação, mandou para fora. A resposta corinthiana veio três minutos depois. Na cobrança de escanteio de Rodriguinho, Felipe subiu mais alto do que a defesa gremista e cabeceou, para boa defesa de Marcelo Grohe. O Timão passou a investir também em chutes de fora da área, mas não conseguiu surpreender o arqueiro adversário.

Com boa marcação no meio, o Tricolor insistia, principalmente, nas jogadas trabalhadas pelos lados. Foi assim que criou uma boa chance para abrir o placar aos 20 minutos. Novamente Bolaños deu uma de garçom e deixou Bobô de frente com Walter. O atacante, no entanto, chutou em cima do goleiro. A boa atuação de Bolaños em sua nova função era um dos trunfos de Roger Machado. Já o Corinthians conta com Marquinhos Gabriel em boa fase. O meia quase fez um gol de placa aos 30. Ele avançou pela direita, ingressou na área e driblou quatro marcadores. Na hora de finalizar, pegou mal na bola, que iria parar nos pés de Romero, antes do árbitro assinalar posição irregular. No minuto seguinte, Rodriguinho arriscou da entrada da área e a bola passou perto da meta adversária.

O ritmo da partida diminuiu nos minutos finais do primeiro tempo. O Corinthians praticamente abdicou de ir ao ataque, limitando-se a segurar o ímpeto do Grêmio. O Tricolor ainda tentou um gol no fim, com Bolaños. Mas o equatoriano demorou demais para chutar e foi desamarado por Felipe dentro da área. Era a última oportunidade do time de Roger Machado sair para o intervalo em vantagem.
 

Publicidade

Grêmio perde boa chance e se contenta com o empate

Na etapa final, o Grêmio optou por manter a mesma formação da etapa inicial que deu trabalho ao Timão. Só que Bolaños, bem marcado, não produziu com a mesma eficiência do primeiro tempo. A transição entre a defesa e o ataque também não ocorreu como planejado. O Corinthians, mais agressivo nos primeiros minutos, tentava furar a defesa gremista, mas também não conseguia criar boas chances de abrir o placar. Somente aos 16 minutos que o Timão levou perigo. André cruzou da direita e Elias pegou de primeira, mas mandou para fora.

Com Everton no lugar de Luan, apagado em campo, o Grêmio quis aumentar a velocidade no campo de ataque. E, por alguns instantes deu certo. Aos 26 minutos, o Tricolor teve sua melhor chance no segundo tempo. Bobô tabelou com Everton, entrou na área e chutou para fora. Mais uma oportunidade desperdiçada pelo atacante. E parou por aí. Nos minutos finais, o Corinthans se lancçou ao ataque, enquanto o Grêmio recuou. E a equipe paulista quase saiu com a vitória nos acréscimos. Aos 45, depois de cruzamento de Giovanni Augusto, Luciano ficou com a bola e chutou para fora. E aos 47, Guilherme cruzou, a bola passou por todo mundo e quase traiu Grohe, que desviou para escanteio. Empate sem gols não era o que a torcida corinthiana esperava, principalmente porque vaias foram ouvidas após o apito final.

Publicidade

FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO BRASILEIRO 2016 – 1ª RODADA
CORINTHIANS 0 x 0 GRÊMIO

Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Data: 15 de maio de 2016, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (Fifa-BA) e Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG)
Cartões amarelos: Balbuena (Corinthians); Bobô, Edinho, Henrique Almeida (Grêmio)

CORINTHIANS: Walter; Fagner, Felipe, Balbuena e Uendel; Bruno Henrique, Elias, Marquinhos Gabriel, Rodriguinho (Guilherme) e Romero (Giovanni Augusto); André (Luciano)
Técnico: Tite

Publicidade

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Ramiro, Pedro Geromel, Fred e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Giuliano e Luan (Everton); Miller Bolaños (Edinho) e Bobô (Henrique Almeida)
Técnico: Roger Machado

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.