ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Nações Unidas condenam mortes de jornalistas brasileiros

O Escritório Regional para a América do Sul do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (Acnudh) condenou nesta segunda-feira, 8,  as mortes dos jornalistas brasileiros Evany José Metzker e Djalma Santos da Conceição, ocorridas no fim de maio, em Minas Gerais e na Bahia, respectivamente.

Para o representante da entidade para América do Sul, Amerigo Incalcaterra, cabe ao Estado brasileiro investigar exaustivamente os casos para identificar e levar à Justiça os responsáveis pelas mortes. “Chamamos as autoridades a esclarecer os fatos e a garantir que não fiquem na impunidade”, disse ele em nota divulgada pelo órgão das Nações Unidas.

ads6 Advertising

Publicidade

Ele destacou que o Brasil deve colocar em prática as recomendações feitas em 2014 pelo Grupo de Trabalho sobre Direitos Humanos dos Profissionais de Comunicação no Brasil, no Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana. O relatório final recomenda a criação de um Observatório de Violência contra Comunicadores, em cooperação com o Sistema das Nações Unidas no país.

Em 18 de maio, Evany José Metzker, conhecido como Coruja, foi encontrado decapitado e com sinais de tortura na cidade de Padre Paraíso, em Minas Gerais. Ele tinha o blog Coruja do Vale, e na época investigava irregularidades da administração pública local. O crânio foi encontrado a 100 metros do corpo.

ads7 Advertising

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta