Estudo realizado por estudantes de 7º ano foi selecionado para mostra principal
As belezas naturais e o patrimônio histórico de Rio Pardinho ganharam protagonismo na 2ª Jornada Pedagógica promovida pela Secretaria de Educação de Santa Cruz do Sul. O projeto “Práticas que Inspiram”, apresentado no Anfiteatro de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), destacou o trabalho de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Christiano Smidt, que mapearam os pontos turísticos e a identidade ambiental da região.
Sob o tema “Educação em Movimento”, o evento reuniu professores, orientadores e supervisores nos dias 12 e 13 de fevereiro. O estudo sobre Rio Pardinho, desenvolvido pelos alunos de 7º ano, foi um dos seis selecionados para a mostra principal. A iniciativa, orientada pelas professoras Carin Rosane Bräunig, Cíntia Betina Pagel Dias e Lisane Sirlei Bock Silveira, integrou as disciplinas de Língua Portuguesa, Alemão e Geografia.
LEIA TAMBÉM: Rede municipal inicia ano letivo para mais de 11 mil estudantes
Publicidade
O projeto ultrapassou os muros da escola. Os estudantes realizaram saídas de campo e investigaram lugares como a Igreja Evangélica Imigrante, a Cascata do Salto do Rio Pardinho, o Mosteiro da Santíssima Trindade e o Sítio Pedagógico Paraíso. A pesquisa resultou na produção de mapas, poemas, vídeos e entrevistas com moradores.
“Investigar e divulgar as belezas naturais e culturais incentiva o cuidado com o meio ambiente e o orgulho de viver na comunidade”, disseram as orientadoras. Para a secretária de Educação, Jane Wunder Sabin, a jornada reafirma o compromisso com a qualidade do ensino. “A abordagem foi recebida com entusiasmo. Teremos continuidade com encontros mensais, sendo o próximo o Fórum da Inclusão, em 15 de abril.”
LEIA TAMBÉM: Lançado o Pacto pela Alfabetização, que visa melhorar o ensino em Santa Cruz
Publicidade
Além dos relatos de práticas escolares, a programação abordou temas como neurociência e saúde mental. Raquel Rabuske, diretora da Emef Félix Hoppe, ressaltou a importância da qualificação no início do ano letivo. “Partilhar e transformar é essencial. Pela primeira vez em muitos anos, nosso quadro de profissionais está completo”, afirmou.
Para a professora Francieli Uberti, da Emef Harmonia, o evento reforçou o sentimento de pertencimento. O encerramento da jornada consolidou a ideia de que o aprendizado prático, aliado ao reconhecimento do patrimônio, é peça-chave para a autonomia e a criatividade dos alunos.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE EDUCAÇÃO
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.