Regional

Nível do Rio Pardo sobe e passadeira do Exército em Candelária será desmontada

A passadeira instalada pelo Exército sobre o Rio Pardo, em Candelária, ligando a cidade à localidade de Linha do Rio, foi interditada no início da tarde desta quinta-feira, 23, conforme os Bombeiros Voluntários de Candelária. O motivo é a subida do nível do rio, que inviabilizou a passagem. Os militares realizam o desmonte da estrutura para evitar maiores riscos. A previsão é de que a passagem seja normalizada na manhã desta sexta, 24.

Segundo o comandante no momento da operação, Tenente Vargas, a intensidade da correnteza representa perigo para a população. “A forte correnteza, aliada a entulhos, galhos e árvores que descem, nos obriga a suspender a operação e realizar o desmonte da passadeira. O Exército irá continuar no local monitorando o rio, e assim que as chuvas diminuírem, e consequentemente a força da correnteza, será remontada a passadeira”, esclarece.

LEIA TAMBÉM: Deslocamento de moradores da Linha do Rio ao Centro de Candelária se tornou um desafio

Publicidade

Com isso, não há mais travessia direta de pedestres entre Candelária e a localidade de Linha do Rio. A estrutura improvisada por moradores sobre a ponte da RSC-287, onde houve queda de uma cabeceira, foi retirada, visto que a Rota de Santa Maria iniciou as obras de recuperação do local. Para ir de Santa Cruz do Sul a Candelária, a orientação é utilizar a ERS-403, por Rio Pardo e Cachoeira do Sul, ou a BR-290 (totalmente asfaltada), por Pantano Grande e Cachoeira do Sul.

Ainda, os Bombeiros Voluntários de Candelária apontam que é descartada a possibilidade de uma nova enchente na área banhada pelo Rio Pardo, visto que não houve chuva forte em Barros Cassal, onde é a cabeceira do rio.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.