Categories: Regional

Nível do Rio Taquari começa a baixar em Vila Mariante

Após um fim de semana de chuvas intensas, o nível do Rio Taquari, em Vila Mariante, começou a baixar nesta segunda-feira, 21. Em medição realizada às 11h, o nível do rio era de 13m34cm, quatro centímetros a menos do que o registrado às 6h, quando as águas do Taquari atingiram seu maior índice desde o início das chuvas, no meio da última semana. A notícia traz alívio parcial aos moradores da região, já que os indicativos históricos são de que o rio pode provocar enchente caso seu nível supere os 14 metros. Até agora, uma família precisou ser removida de sua casa no 2º Distrito, enquanto há estradas interrompidas em ao menos oito localidades.

A família que precisou ser removida de sua casa neste domingo, 20, continua abrigada num pavilhão, próximo ao trevo que dá acesso à Vila Mariante. Outras 10 famílias tiveram seus móveis realocados dentro das próprias residências, para evitar prejuízos causados por uma possível enchente, mas permaneceram em suas casas. Os servidores da Defesa Civil e das capatazias de Mariante e Vila Estância Nova estão de prontidão no local desde a manhã do domingo, para monitorar a situação e prestar atendimento à população em caso de enchente necessidade de remoção.

As vias sem passagem de veículos localizam-se em Linha Sertão, Itaipava das Flores, Santa Mônica, Sanga Funda, Travessão Mariante, Picada Castelhano, Picada Nova e na ERS-130, em Linha Chafariz. O coordenador das capatazias de Mariante e Estância Nova, Mauro Luft, destaca que as equipes de trabalho estão a postos com o maquinário, caso haja a necessidade de passar por alguma destas estradas numa situação de emergência.

Publicidade

SITUAÇÃO NA CIDADE

A situação das chuvas na parte baixa da cidade também está sendo monitorada pela Defesa Civil. Por enquanto, o Arroio Castelhano não transbordou e não há registros de alagamentos, mesmo com a intensidade da chuva nos últimos dias. No entanto, o órgão continua acompanhando a situação, devido à previsão de clima instável para os próximos dias. Conforme dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o acumulado de chuva nas últimas 96 horas em Venâncio Aires chega a 80mm no centro da cidade, 89mm em Centro Linha Brasil e 95mm na Vila Mariante.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.