Cultura e Lazer

Noite literária promove intercâmbio cultural entre Brasil e Alemanha

Fios da Memória – Alemanha & Santa Cruz do Sul. Esse foi o tema da noite literária promovida pela Academia de Letras de Santa Cruz do Sul e o Colégio Mauá. A atividade ocorreu nessa quarta-feira, 11, na sala Lya Luft, situada no novo prédio da instituição de ensino.

A escritora e imortal da Academia local Lissi Bender, colunista quinzenal da Gazeta do Sul, debateu a temática ao lado do professor e escritor alemão Henning Fülbier. Assim como Lissi, que recentemente lançou a obra Memórias Lissianas, Fülbier também narrou, em textos, suas vivências infantis e juvenis.

LEIA MAIS: CarnaVaires 2026 terá três dias de folia na Rua Grande; veja a programação

Publicidade

Ao ler a obra da amiga, o escritor alemão constatou que havia muitos pontos em comum no passado dos dois. E, enquanto jovens, buscavam o lar de pertencimento e integração com a sociedade. “Tanto Fülbier quanto eu volvemos um olhar para o nosso passado e, enquanto escritores, escrevemos e publicamos textos que habitam nossa memória”, destacou a doutora em Ciências Sociais.

Lissi reforçou também a presença histórica da língua alemã na região. Na sua avaliação, é necessário cultivar o idioma e promover intercâmbios para estreitar os laços entre a região e a Alemanha. “O estreitamento de relações possibilita trocas culturais, acadêmicas; favorece o turismo e a economia.”

LEIA TAMBÉM: Vereador propõe retomada de convênio com a Santa Cruz Film Commission

Publicidade

Fülbier, que tem uma estreita relação com o Estado, ressaltou a alegria de voltar a Santa Cruz, onde atuou em escolas municipais e no Colégio Mauá. Na sua avaliação, é louvável o reconhecimento da língua alemã como patrimônio imaterial do município, e o empenho para preservar as tradições. 

Ressaltou ainda o fato de Santa Cruz estar criando um conselho municipal para a cultura e a língua alemã. Tal iniciativa, segundo ele, é positiva para as relações com a Alemanha, sobretudo para a criação de coirmandade com uma cidade alemã. “O Brasil é um grande parceiro econômico da Alemanha. Inúmeras empresas alemãs estão presentes no Brasil. Com as relações comerciais entre Mercosul e Europa, abrem-se muitas possibilidades para os dois países”, destacou.

Lissi e Fülbier compartilharam textos

LEIA MAIS: Marechal Floriano recebe festa de Carnaval na segunda-feira

Publicidade

O encontro contou com a presença do Prefeito Sérgio Moraes, acompanhado da primeira-dama Fátima Alves da Silva; Nestor Raschen, diretor do Colégio Mauá; Romar Beling, diretor de Conteúdo Multimídia da Gazeta Grupo de Comunicações; Rafael Koerig Gessinger, presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã; e o cônsul-geral da Alemanha para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Marc Oliver Bogdahn.

Segundo Bogdahn, Santa Cruz se destaca pela forte presença de brasileiros de origem alemã e as iniciativas voltadas ao estreitamento da relação entre os dois países. “Os cidadãos têm muito vínculo com a Alemanha. É realmente muito encorajante quando se vê essa dinâmica que ainda existe entre os nossos dois povos”, afirmou.

Marc Bogdahn: cônsul da Alemanha

LEIA TAMBÉM: Sinimbu firma parceria com CTG Tropeiro Velho para o 17º Rodeio Crioulo

Publicidade

Cônsul destaca diferenciais de Santa Cruz

Antes do evento com os escritores, o cônsul-geral da Alemanha para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Marc Oliver Bogdahn, esteve com o prefeito Sérgio Moraes na tarde de ontem. A visita de cortesia, realizada na sede do Executivo, serviu para estreitar os laços institucionais e discutir futuras parcerias entre o município e o governo alemão, com foco em intercâmbios culturais e desenvolvimento regional.

Durante o encontro, Bogdahn, que reside em Porto Alegre há dois anos, ressaltou a forte identidade germânica da cidade. O diplomata elogiou a preservação do idioma alemão entre os moradores, a culinária local e a estrutura da Oktoberfest. O prefeito Sérgio Moraes destacou que o desenvolvimento econômico e arquitetônico de Santa Cruz é indissociável da imigração alemã, citando marcos como a Catedral São João Batista e o próprio Palacinho. Moraes manifestou interesse em formalizar acordos que fortaleçam o diálogo entre o município e a Alemanha.

Sérgio Moraes e Marc Bogdahn discutiram parcerias e intercâmbio cultural

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Julian Kober

É jornalista de geral e atua na profissão há dez anos. Possui bacharel em jornalismo (Unisinos) e trabalhou em grupos de comunicação de diversas cidades do Rio Grande do Sul.

Share
Published by
Julian Kober

This website uses cookies.