Categories: Regional

Norma de Desempenho de edificações estimula a criação de grupo de estudos

A Norma de Desempenho de edificações, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), tem estimulado o setor da construção civil do Vale do Rio Pardo a se unir em busca da troca de conhecimentos e de estudos relativos à aplicação desta Norma Brasileira (NBR 15.575), em vigor desde o dia 19 de julho de 2013. “O setor precisa se unir para juntos ampliarmos a discussões a cerca da Norma de Desempenho, pois o exercício do assunto é fundamental para o conhecimento”, salientou o coordenador do Escritório Regional e vice-presidente do Sindicato das Indústrias da Construção do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), Carlos Augusto Gehrard.

Conforme Gehrard, a Norma de Desempenho define a garantia, vida útil do imóvel, responsabilidades, parâmetros e orientações de uso e manutenção, que são os principais sistemas da edificação. “Toda a obra necessita de um determinado nível de desempenho depois de concluída”, explicou. Ela estabelece requisitos de qualidade e padroniza o conceito utilizado em outros países, e que deve ser empregado pelo setor da construção do Brasil. É um sistema que envolve toda a cadeia produtiva, projetista, incorporador, agente financeiro, construtora, fornecedores e consumidor. “Com a aplicação da Norma todos estão assegurados e protegidos juridicamente. E o não cumprimento pode resultar em dano moral, civil ou criminal para todos os envolvidos”.

O primeiro encontro do grupo aconteceu na tarde desta quarta-feira, 29 de junho, no Escritório Regional VRP do Sinduscon-RS, com a presença de representantes das associadas ao sindicato. A criação de uma equipe de Estudos da Norma de Desempenho foi incentivada, principalmente, pela necessidade dos associados em estudar as regras e discutí-las com foco nas experiências de todos. “Assim como já temos um grupo de Segurança nas Obras, agora vamos focar na Norma de Desempenho, com a troca de experiências, realização de estudos e parcerias e busca de mais informações que possam contribuir neste desafio”, ressaltou Gehrard.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.