O início do trabalho de imprimação da ERS-347, entre Segredo e Lagoão, na tarde da última quarta-feira, 18 de fevereiro, foi motivo de comemoração por moradores e usuários da via. As informações iniciais, repassadas pelo morador Alceu Cidimar França Alves, que tem acompanhado a movimentação de perto e é integrante do grupo SOS Segredo a Lagoão, foram de que a aplicação inicial do asfalto diluído seria em um trecho de aproximadamente 1,5 km, conforme repassado por funcionários da empresa responsável pelas obras.
Em entrevista à Gazeta na manhã desta quinta-feira (19), diretamente do trecho, o superintendente do Daer, engenheiro João Batista Rosa de Almeida, atualizou sobre o andamento das atividades. “A obra já teve toda a parte de terraplenagem e drenagem concluída. Agora estamos executando a sub-base, que já está com 5 km de macadame concluído, e a base com em torno de 2,5 km concluídos. Ambas as etapas estão avançando. Teve início a imprimação, que consiste na colocação de uma camada de asfalto diluído sobre a base, que é para penetrar e aumentar a resistência superficial e também impermeabilizar toda a pista, preparando para receber o asfalto. Depois vem a camada asfáltica, com uma pintura de ligação, que liga uma camada a outra, colando o asfalto em cima da base, o que seria a camada final, depois restando somente a sinalização. Hoje iniciamos de fato a colocar asfalto, diluído, mas já é asfalto”, explicou Almeida.
O trecho de imprimação já realizado é de aproximadamente 1,5 km, na via da direta de quem percorre no sentido Segredo a Lagoão. “Conforme a base for sendo concluída, esta etapa também vai tendo sequência”, acrescentou o superintendente. Segundo Almeida, a ideia é de que até meados de abril seja dado início à etapa de colocação da camada final de asfalto.
Publicidade
O superintendente esteve ontem no local das obras, em vistoria técnica, acompanhado pelo deputado estadual Adolfo Brito, o prefeito de Segredo, Claudio Trevisan; o prefeito em exercício de Lagoão, Fabio Leandro Nunes de Camargo; o secretário de Obras de Lagoão, Jesus Fritsch; e do secretário de Administração de Segredo, Jesus Edemir Rodrigues.
O projeto na ERS-347, que contempla um trecho de 25,6 km, conta com investimento de aproximadamente R$ 42,7 milhões. Em contato com a assessoria de imprensa do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), em janeiro, conforme ocorre o avanço da obra os recursos são liberados e pagos sem restrições, e estão garantidos até o término da obra, que tem previsão de conclusão para o fim de 2026. “Para a conclusão a gente depende de muitos fatores. A vontade e a ideia é de fazer durante esse ano ainda, mas a gente sabe que tem muitos fatores que podem alterar esse cronograma. Vamos entrar em um período de inverno daqui a pouco, depende também do volume de chuvas e a quantidade de dias úteis que a gente vai ter para trabalhar. A ideia é concluir até o fim do ano ou fazer o máximo possível até lá, chegar perto da conclusão da obra”, salientou o superintendente.
Os motoristas que trafegam pelo local devem redobrar a atenção, pois o trânsito encontra-se em meia pista para que seja possível a secagem do material e os trabalhos tenham andamento.
Publicidade
Quanto à ponte sobre o Arroio Serrinha, Almeida explicou que foi localizado um projeto antigo junto ao Setor de Projetos do Daer, o qual está sendo analisado se mantém-se adequado devido aos parâmetros da margem de segurança, especialmente após a última enchente.
Para o deputado Adolfo Brito, o asfalto entre Segredo e Lagoão é considerado uma obra estratégica para o desenvolvimento regional. “Estivemos várias vezes reunidos com o governador, com o secretário dos Transportes, com o diretor do Daer. Ainda na semana passada fizemos uma reunião na presença de vários prefeitos do Centro-Serra e colocamos esta obra como prioritária. Faz tempo que a gente tem monitorado para os recursos saírem aqui para a região. Quando estivemos na presidência da Assembleia, em 2024, nós demos como obras prioritárias essa e algumas outras que estão sendo tocadas também”, destacou o parlamentar, salientando o apoio das lideranças regionais.
Os representantes do Executivo dos municípios de Segredo e Lagoão também ressaltaram a importância da obra e a expectativa pela conclusão, agradecendo a todos que se mobilizaram pela execução dos trabalhos na rodovia e lembrando o antigo anseio da população, destacando ainda a confiança na palavra do governador Eduardo Leite, em recente reunião com os prefeitos, de que a obra será concluída neste ano.
Publicidade
A ordem de início das obras na ERS-347, entre Segredo e Lagoão, ocorreu em dezembro de 2022, com as obras iniciando efetivamente em janeiro de 2023.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.