Regional

Número de casos de dengue aumenta em Sinimbu

A Secretária de Saúde e Bem Estar Social de Sinimbu alerta a população: este é o período do ano em que aumenta número de casos de dengue. O município está com quatro pacientes positivos e outros três em investigação. Todos os infectados e possíveis infectados moram na região central da cidade.

Com o início do período chuvoso, a tendência é de que a quantidade de casos aumente ainda mais. Por isso, é importante a conscientização e participação da população na prevenção da dengue. Uma das recomendações da Secretaria de Saúde é que a população use repelente, para evitar a contaminação. Outra dica fundamental é evitar deixar água parada.

LEIA TAMBÉM: Quintal da Dengue leva o combate ao Aedes aegypti para escolas de Santa Cruz

Publicidade

O acúmulo de água contribui para a proliferação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, maior disseminação da doença. É fundamental verificar potes, plantas, recipientes e todos os locais que podem acumular água diariamente, pois os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente.

A dengue é uma doença febril, cujo vírus é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Os principais sintomas são: febre alta (acima de 38 graus); dor no corpo e articulações; dor atrás dos olhos; mal estar; falta de apetite; dor de cabeça; e manchas vermelhas no corpo.

LEIA TAMBÉM: Saúde confirma primeiro óbito por dengue no Rio Grande do Sul neste ano

Publicidade

Normalmente, a primeira manifestação da doença é a febre alta, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele. Em casos suspeitos, é necessário que o paciente consulte o médico para fazer os exames necessários, diagnóstico e tratamento oportuno.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.