ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Número de homicídios triplica em cinco anos

Percebido por quem vive em Santa Cruz do Sul, o aumento da violência é comprovado também pelos números da Secretaria de Segurança Pública do Estado. De 2010 a 2014, o total de homicídios mais do que triplicou no município: de nove para 30, um crescimento de 233,33%.

O maior salto ocorreu de 2012 para 2013, quando o número aumentou 80%: de 15 para 27. Em franco crescimento nos últimos três anos, o total de assassinatos no município segue a lógica estadual. O Rio Grande do Sul registrou, no ano passado, a maior quantidade de homicídios desde 2002: 2,34 mil – média de seis por dia.

ads6 Advertising

Publicidade

“Ao menos ele morreu inocente.” A forma como Loiva Teresinha Knebel Castro, 44 anos, tenta se consolar sobre a morte de um dos filhos, alvejado por um tiro na cabeça em dezembro de 2014, no Bairro Faxinal Menino Deus, reflete uma realidade que resultou no salto do total de homicídios em Santa Cruz do Sul nos últimos anos.

Ao contrário de muitas das vítimas, Jesiel Castro, 19 anos, não tinha nenhum antecedente. O rapaz jogava videogame na casa de um amigo, quando foi atingido por um tiro que atravessou a janela. O garoto morreu no dia seguinte, tornando-se mais uma vítima desse contexto violento.

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta