ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Número de lavouras atingidas pelo granizo no Sul chega a 8,5 mil

ads3

ads4

Novas lavouras de tabaco foram destruídas no interior do Estado devido a queda de granizo que atingiu a região do Médio Uruguai nesta quinta-feira, 19. Os municípios de Alpestre e Iraí foram os mais afetados pelas pedras de gelo. Localidades do interior de Santa Cruz do Sul e Sobradinho também tiveram prejuízos, conforme o gerente técnico da Associação de Fumicultores do Brasil (Afubra), Paulo Vicente Ogliari.

Até o momento, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, já foram atingidos cerca de 8,5 mil produtores de tabaco nesta safra. Segundo Ogliari, o número deve aumentar nos próximos dias, já que a contagem segue de forma lenta devido à instabilidade recorrente. “Nós estamos atrasados porque não conseguimos terminar o levantamento dos danos com o granizos dos dia 11 e 12 aqui na região por problema de tempo. Como choveu quarta-feira e houve nova incidência, vai atrasar um pouco esse trabalho”, explicou.

ads6 Advertising

Publicidade

O prefeito de Alpestre, Alfredo de Moura e Silva, informou que a administração e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) realizam um levantamento dos prejuízos. “Lamentamos que o temporal tenha causado mais danos em nosso município, pois os agricultores em geral sofrem perdas periódicas com o mau tempo”, disse. O temporal da madrugada desta quinta atingiu grande parte do Rio Grande do Sul, interrompento partes de estradas e causando estragos, destelhamentos e alagamentos em prédios e ruas.

Prejuízo em safras passadas

ads7 Advertising

Publicidade

Entre em contato com a Afubra

Caso você seja produtor de tabaco e tenha sido prejudicado pelos temporais, é necessário notificar a Afubra para receber o auxílio do seguro. “Nos notifique o mais breve possível para que a gente tenha em mãos de imediato o total de atingidos para mobilizar o pessoal,” ressaltou Ogliari.  

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta