Cultura e Lazer

“Nunca vi tanta gente participando”, diz organizador da Procissão das Criaturas

Pontualmente às 20 horas de sábado, o som de uma corneta de ar anunciou o começo de mais uma Procissão das Criaturas em Santa Cruz do Sul. Em sua 11ª edição, o evento levou milhares de pessoas fantasiadas dos mais diversos personagens para a Marechal Floriano. Luzes, música e fantasias icônicas deram o tom da festa, que transformou a noite em um show a céu aberto. 

Entre as atrações do desfile estavam a ala do Insanos Moto Clube; Lokas Moto Clube; Grupo de Danças Japonesas Aika; dinossauros e o Fritz e a Frida. A iniciativa contou ainda com um dindinho inclusivo e trios elétricos com DJs. O público levou para o evento figurinos variados, desde personagens de filmes e séries a fábulas e também histórias marcantes de terror. Quem não prestigiou pôde conferir a transmissão realizada pelo canal do Portal Gaz no YouTube.

Um dos organizadores da Procissão das Criaturas, Eduardo Dalla Costa, se disse surpreso com a dimensão da edição deste ano. Segundo ele, o público superou todas as expectativas, reunindo milhares de pessoas em um clima de celebração e criatividade.

Publicidade

ASSISTA: VÍDEO: veja como foi a transmissão do desfile da Procissão das Criaturas

“Eu acreditava que o evento tinha chegado no auge, mas hoje me surpreendi. Nunca vi tanta gente participando”, afirmou. Ele destacou a Procissão das Criaturas como um ambiente agradável, com muitas famílias e fantasias variadas.

Ana Luisa de Lara e Eduardo Dalla Costa estão à frente da organização do desfile | Foto: Rodrigo Assmann

Famílias se reúnem para assistir ao desfile

Antes de o desfile começar, os participantes se concentraram na Praça Getúlio Vargas. O casal Dienefer Benz, de 41 anos, e Jairo Benz, de 45, foi cobiçado pelos visitantes no local devido a sua fantasia de A Bela e a Fera. Ambos vieram de Não-Me-Toque e participaram do evento junto à Liga dos Heróis, que realiza trabalho beneficente em hospitais com crianças há 12 anos.

Publicidade

Dienefer destacou a Procissão das Criaturas como surreal. Para Jairo, é um momento de abusar da criatividade. “Não tem limites para as fantasias. É um evento magnífico”, resumiu. 

Vindos de Não-Me-Toque, Dienefer e Jairo foram fantasiados de A Bela e Fera | Foto: Rodrigo Assmann

LEIA MAIS: FOTOS: Procissão das Criaturas leva milhares de pessoas ao Centro de Santa Cruz

Além de pessoas de fora, a iniciativa foi prestigiada, é claro, por moradores de Santa Cruz. Débora Arend, 36, e Jonathan Ebert, 32, levaram para o desfile as filhas Malu Ebert, 10, e Lara Ebert, 4. Para combinar com a filha Malu, que se fantasiou da personagem Arlequina, Jonathan se vestiu de Coringa. Lara foi de Wandinha e Débora se pintou de caveira mexicana. Foi a primeira vez que a família participou.

Publicidade

“É uma energia muito legal”, comentou Débora. Jonathan elogiou a organização e destacou que Santa Cruz é uma cidade engajada com os eventos.

Débora e Jonathan levaram as filhas Malu e Lara à atração pela primeira vez  | Foto: Rodrigo Assmann

Quem não discorda desse pensamento é Jéssica Chimanóski, 31. Junto do marido Antônio Carlos Gonçalves, 32, levou os filhos, Lívia Mendes Chimanóski, 3, e Enzo Mendes Chimanóski, 6, para a calçada da Marechal Floriano, onde acompanharam o desfile das criaturas.

LEIA TAMBÉM: Na arte de contar histórias, viajar longe faz parte da vida de Léla Mayer

Publicidade

Pelo terceiro ano, a família foi prestigiar a iniciativa tão amada por Lívia e Enzo. “Elas esperam o ano inteiro para vir e sempre perguntam ‘falta muito para a Procissão das Criaturas?’”, contou Jéssica. Antônio ressaltou a expectativa pelas fantasias diferentes, que enchem os olhos do público que acompanha o cortejo. 

Jéssica e Antônio, junto de Lívia e Enzo, acompanharam o desfile na Floriano | Foto: Rodrigo Assmann

Saiba mais

Além do desfile, a Procissão das Criaturas promoveu a solidariedade por meio da escolha de uma entidade social para receber doações. Neste ano, a favorecida foi a Associação de Assistência a Pacientes Oncológicos e Transplantados (Aapot), que recebeu valores em Pix ou caixas de leite integral.

A Procissão das Criaturas é uma promoção da Rádio Gazeta FM 101,7 e tem o patrocínio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. A realização é de Ana Cria Tudo e Dalla Costa Brothers. O projeto conta com o financiamento da Lei de Incentivo Fiscal Federal Pronac 2411425, do Ministério da Cultura, do governo federal.

Publicidade

LEIA MAIS DE CULTURA E LAZER

Lavignea Witt

Me chamo Lavignea Witt, tenho 25 anos e sou natural de Santiago, mas moro atualmente em Santa Cruz do Sul. Sou jornalista formada pela Universidade Franciscana (UFN), pós-graduada em Jornalismo Digital e repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações.

Share
Published by
Lavignea Witt

This website uses cookies.