ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

O bom senso está no equilíbrio

Com o passar dos anos, ficamos refratários a mudanças. Hábitos, convicções e ideias se tornam tão sólidos que parecem aferrados ao cotidiano com cimento e ferro. Termos como superado, impertinente, cabeçudo e entulho humano são empregados com frequência diante da relutância em adotar mudanças. E da impaciência diante dos velhos.

Fidelidade é uma das palavras mais bonitas e que expressa um sentimento nobre, cada vez mais raro e que adoto como dogma em minha vida. A tecnologia talvez seja o principal divisor de águas para sessentões como eu. É preciso compreendê-la pelo menos nos princípios básicos para sobreviver, por exemplo, no ambiente de trabalho.

ads6 Advertising

Publicidade

Eles compreenderam que para fazer um vídeo ou postar um comentário no Instagram, Facebook ou Twitter é indispensável dispor de conteúdo, ou seja, um texto. E nesse quesito tenho larga experiência. Várias vezes por dia eles encaminham a demanda com o respectivo tamanho e eu me debruço na produção do que foi solicitado.

Fiquei amigo do cabeleireiro – que chamo de barbeiro, por motivos óbvios – que há 20 anos tosa meus ralos e grisalhos cabelos. Ele atende a domicílio, depois do expediente no salão que divide com vários profissionais. Houve uma época em que ele também atendia meu casal de filhos. Ele faturava um bom dinheiro e eu “matava três coelhos com uma única tesourada”.

ads7 Advertising

Publicidade

O mundo era mais simples antes da onipresença da tecnologia. Fazer compras no supermercado é exemplo clássico. Temos corredores inteiros com ofertas de um único produto como material de limpeza. Antigamente, como dizia minha mãe, sabão de glicerina era usado para lavar a roupa, a casa e a cozinha e, de quebra, usar no banho.

O grande desafio de sobrevivência é equilibrar convicções arraigadas com novidades que facilitam a vida. Tão ridículo quanto buscar a fonte da eterna juventude – com resultados esdrúxulos de sucessivas cirurgias plásticas, por exemplo – é lutar contra as novidades. Como dizia o velho Giba, meu pai, o bom senso está sempre no equilíbrio, jamais nos extremos.

ads8 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta