ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

O Chevette inesquecível

Chevette foi um carro lançado pela General Motors em 1973. Originalmente era um sedan de duas portas, mas foi adaptado para quatro portas visando a exportação, no período entre 1978 e 1987. Foi um carro emblemático para minha geração, por isso, deixou saudades. No dia 12 de novembro de 1993, a fabricação foi suspensa para o lançamento de novos modelos.

Eu sempre fui um adolescente louco por automóveis. E esse modelo também protagonizou um episódio na trajetória jornalística. Em 1992, a montadora lançou o modelo denominado “Chevette Júnior”, com motor 1.0. À época, diversas montadoras lançaram veículos com essa cilindrada, surpreendendo a GM. Sem tempo e temendo perder mercado, a cúpula optou por uma adaptação do modelo já existente.

ads6 Advertising

Publicidade

A novidade protagonizada pelo Chevette Júnior foi uma dessas oportunidades. Fui convidado para cobrir o evento. E, é claro, “fominha” por carros, topei na hora. Viajei a São Paulo e fiquei hospedado durante quatro dias no luxuoso Hotel Transamérica, que abrigava pilotos, equipes, patrocinadores e jornalistas que cobriam o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 em Interlagos, São Paulo.

Fomos transportados de van até a pista de testes da GM, na região metropolitana. Divididos em duplas de jornalistas, fomos apresentados ao novo lançamento. Tive a “sorte” de dividir a pilotagem com um colega de Goiás, fanático por todo tipo de conteúdo sobre carros e modelos de corrida. Era um expert!

ads7 Advertising

Publicidade

Foi uma experiência inesquecível, graças a um veículo simples, de passeio. Mas foi o suficiente para comprovar que definitivamente a velocidade não está entre as minhas competências. Ao menos como jornalista!

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta