ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

O cidadão do mundo

Na última sexta-feira, foram comemorados os 70 anos da visita do diplomata Osvaldo Aranha a Santa Cruz do Sul. Até hoje, seu nome aparece no rol dos políticos mais importantes do Brasil.

Ele veio inaugurar o moderno prédio do Colégio Mauá, na esquina das ruas Marechal Floriano e Borges de Medeiros. A visita foi muito comemorada, pois Osvaldo estava no auge da sua popularidade. Em 1947, presidiu a assembleia da ONU em que foi criado o Estado de Israel. 

ads6 Advertising

Publicidade

Aranha, chamado de “cidadão do mundo”, chegou dia 8 de novembro de 1949 e participou de almoço no campo de esportes do Mauá. À tarde, visitou a Mercur, a Cia. Brasileira de Fumos e o 8º RI. Às 19 horas, foi recebido em jantar no Clube União.

Foto: Reprodução
Majestoso edifício do Mauá, inaugurado em 1949, deixou a população orgulhosa

Às 21 horas, inaugurou as instalações do Colégio Visconde de Mauá, proferindo palestra no novo auditório. O diretor era o prof. Rodolfo Haetinger e Arthur G. Fett dirigia a mantenedora. Na manhã seguinte, ainda visitou o prefeito Alfredo Kliemann, o Hospital Santa Cruz e a Matriz (Catedral). 

ads7 Advertising

Publicidade

Em 1938, Vargas o convenceu a assumir o ministério das Relações Exteriores e, na 2ª Guerra, defendeu a aliança do Brasil com os EUA. Encerrou sua carreira política no governo de Juscelino Kubitschek, também como representante do Brasil na ONU. Ele é nome de ruas em cidades de Israel.

Pesquisa: Arquivo da Gazeta do Sul

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta