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O fenômeno dos games mora aqui ao lado

É no quarto de casa que o vera-cruzense Eduardo Moura expande o seu trabalho mundo afora. Aos 19 anos, ele tem produções visualizadas por 1,4 milhão de pessoas na internet e uma audiência que já assistiu e reassistiu a seus vídeos 428 milhões de vezes (neste exato momento, já deve ser mais). Youtuber de games, o jovem é responsável por todo o conteúdo publicado no canal chamado Exetrize. Na plataforma, ele encontra espaço para jogar, gravar e comentar “partidas” de videogame em ritmo frenético de postagens. Trabalho ainda incompreensível para muitos, mas que, a julgar pelos números, conquista cada vez mais uma geração vidrada nesse novo canal de comunicação.

Para chegar ao topo da lista no segmento de canais automotivos no País, Dudu, como é conhecido pelos seguidores, trabalhou duro e também provou o amargo gosto do tropeço. “Tudo começou com uma brincadeira entre eu e uns amigos ainda em 2010. Lembro que divulgávamos os vídeos no Orkut e o nosso canal tinha 120 inscritos, uma vitória para aquele tempo”, comenta aos risos.

Depois disso, os parceiros acabaram abandonando o projeto e Dudu, convencido de que aquela atividade poderia lhe render frutos, criou o canal Dudu Gamers. Pouco tempo depois, porém, perdeu os recursos do YouTube e não pôde mais seguir.

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Não tardou para que criasse outra plataforma. Deu corpo ao Exetrize e, por um ano, e meio trabalhou na elaboração dos vídeos sem remuneração, simplesmente por “amor à camisa”– e pelos games. “Eu estava muito focado e, na medida em que recebia mais inscritos, tinha ainda mais motivação.”

O problema é que novamente o YouTube impediu que o jovem seguisse, sob alegação de que regras haviam sido infringidas. Desânimo total. “Li e reli os termos e não encontrei qual teria sido o meu erro. Imagina você ficar trabalhando meses e simplesmente ser impedido de continuar? Foi bem difícil”, comenta.

Inquieto que só ele – basta alguns minutos de papo para perceber –, Dudu não se acomodou. Pelo contrário, apostou mais uma vez suas fichas em um novo canal. “Eu tinha certeza de que gostava de videogame e que gostava de falar. Sentia, de alguma forma, que isso não poderia ser só um passatempo.” Foi então que o aspirante a youtuber deu início a mais uma etapa. Com apenas 16 anos, adotou postura de gente grande. Talvez até tenha exagerado. Mas não se arrepende nadinha. “Eram dez, 12, 20 horas de trabalho, muito energético e muito café”, relembra. Tudo para dar forma e personalidade ao tal do Exetrize.

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Muita troca de experiências e descontração

Com estilo peculiar e engraçado, Dudu joga e, ao mesmo tempo, comenta as características do jogo. Busca, sobretudo, estar sempre animado. Segundo ele, se o vídeo não tem empolgação, os internautas logo desistem de assistir. “O interessante é que a galera que acompanha aproveita para comentar e dar dicas. Vira um conhecimento conjunto.” O público do Exetrize tem entre 7 e 18 anos.

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Mas também há exceções. “Nunca me esqueço de um senhor que escreveu um comentário sobre um jogo de caminhões. Ele era caminhoneiro. Foi muito bacana”. Conforme o WizTracker, site que acompanha as tendências do YouTube, o Exetrize desponta na liderança como o mais acessado canal de gamers do segmento autos e veículos. E, pasmem, todos os minutos de visualização dos mais de 2 mil vídeos postados totalizam 4.341 anos. É um fenômeno.

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